Blog do Ohata

Ronda tem soco de boxe de nível amador, diz técnico de academia onde treina

Eduardo Ohata

A aparição da campeã feminina dos galos do UFC, Ronda Rousey, na capa da publicação de boxe “The Ring”, gerou polêmica. Que ela tem uma chave-de-braço letal todos já sabem. Mas qual opinião melhor do que as de experts que presenciaram os treinos da medalhista olímpica de judô para avaliar o nível de seu boxe?

O técnico Abel Sanchez, que tem entre seus pupilos o campeão dos médios Gennady Golovkin e que abriu as portas de sua academia em Big Bear, na Califórnia, para Ronda, foi bastante crítico em seu testemunho à “The Ring”.
“Ronda ainda golpeia como uma amadora, os braços não estão esticados quando ela desfere socos. Ela ainda tem o que aprender no boxe”, disseca Sanchez. “Mas notei evolução na forma como ela prepara os golpes”.

Na opinião de Sanchez, as três maiores boxeadoras da história são Laila Ali, filha de Muhammad Ali, Christy Martin e Lucia Rijker.

“Ela [Ronda] jamais chegará ao nível delas, porque MMA não é boxe. Se ela estivesse se concentrando só no boxe, definitivamente, ela chegaria ao mesmo patamar. Ela está dividida entre duas artes”, prevê.

Nas sessões de sparring, Ronda exibe tem traços de um profissional na forma como controla o ringue. Porém ela lança os golpes de forma previsível, não os desfere de  ângulos diferentes [que poderiam surpreender as rivais], seu jab é inconsistente e os golpes muito abertos. Ronda tampouco apresenta uma boa movimentação de cabeça.

Já Edmond Tarverdyan, treinador de boxe de Ronda e ex-técnico do ex-campeão Vic Darchinyan, a compara com Gennady Golovkin.
“Ronda sabe como encurtar a distância, e trabalha na curta distância, ou pode golpear da meia distância. Ela consegue te dar uma surra com o jab [golpe preparatório de esquerda] e é muito precisa. À curta ou média distância, ela vai pressioná-la [a rival] e superá-la em todas as áreas. Ela é como [Gennady] Golovkin”.

Curiosamente, a aparição de Ronda na capa da “The Ring” acontece às vésperas de sua defesa de título, no dia 14 de novembro, na Austrália, contra uma das maiores boxeadoras da história, Holly Holm, boxeadora do ano de 2005 e 2006 e que deixou os ringues em 2013 com 33 vitórias e 2 derrotas. Nos ringues, ela bateu Christy Martin, Mary Jo Sanders Chevelle Hallback e Diana Prazak.

No MMA, Holly está invicta com 9 vitórias, 2 delas no UFC.