Blog do Ohata

Com aluno de projeto social, Lars Grael se torna campeão mundial da Star

Eduardo Ohata

Em dupla com um iatista formado no projeto social mantido pelo clã Grael, Lars Grael conquistou neste domingo (8) o título mundial da classe Star no Mundial, na Argentina.

Ele formou dupla com Samuel Gonçalves, que começou sua trajetória como aluno do projeto Grael, de cunho social, cujo objetivo inicial era levar a vela para garotos oriundos de comunidades. O projeto também serve de alternativa para quem tem penas pequenas a pagar na Justiça e opta pelo trabalho comunitário.

''Gostaria de dedicar esse Mundial a Deus, à minha esposa, à minha família e ao Lars e [a esposa de Lars] Renata Grael, que acreditou em mim e me convidou para velejar a seu lado'', agradeceu Gonçalves. '' Muitas pessoas fazem parte desse título, como a equipe do Projeto Grael, que me iniciou na vela'', agradeceu Gonçalves.

 

Lars Grael e Samuel Gonçalves, aluno de projeto social, festejam mundial

Lars Grael e Samuel Gonçalves, aluno de projeto social, festejam mundial

Lars lembra, porém, que a aposta em jovens em situação de risco era visto de forma bem diferente há alguns anos.

''No início o pessoal de elite dos clubes de iatismo torcia o nariz e dizia, 'mas aí essa gente [das favelas] vai começar a frequentar nossos clubes?'', lembra Lars, que como atleta olímpico tem duas medalhas de bronze, sobre o impacto do projeto que começou a funcionar em 98 e foi fruto de conversas de Lars com o irmão Torben. ''Hoje, até quem torcia o nariz para a ideia pega nossos alunos para compor as tripulações de suas embarcações.''

''Mas assim como temos alegrias, a gente viveu momentos de muita tristeza também, como quando alunos acabaram enveredando para a criminalidade e foram mortos'', lamenta Lars, que perdeu uma perna em um trágico acidente durante uma competição em 1998.

Lars e Gonçalves conquistaram o Mundial ao terminar a última regata desde domingo na terceira colocação.

facebook_1447034978450

Planilha confirma 1º lugar de Lars e Gonçalves

Agora Lars, que conta com o patrocínio da Light, e Gonçalves se preparam para a final da Star Sailors League, competição que reunirá os velejadores mais bem ranqueados da classe em Nassau, nas Bahamas, no início de dezembro.