Blog do Ohata

Febre na Copa-14, copos colecionáveis podem retornar na Olimpíada do Rio-16

Eduardo Ohata

Patrocinadora da Copa-2014 e da Olimpíada-2016, a Coca-Cola estuda lançar nos Jogos do Rio os copos personalizados que se tornaram febre durante o Mundial de futebol e que, em alguns casos, superaram o preço de R$ 100 em sites de compra e venda online. Os copos traziam marcado o jogo e a arena onde foram adquiridos e a edição foi limitada. Foram produzidos a quantidade exata de ingressos disponibilizados para os jogos da Copa-2014.

''Estamos estudando essa possibilidade, sabemos que os copos se tornaram um tipo de memorabilia'', revelou Flavio Camelier, vice-presidente da Coca-Cola para o Rio-2016. ''O problema é que a disponibilização desse tipo de produto envolve um grande desafio de logística. Estamos verificando se será possível ou não [lançar os copos olímpicos].''

Copo da Copa, que se tornou item colecionável

Copo da Copa, que se tornou item colecionável

Durante a Copa, era comum ver pessoas deixarem os estandes de refrigerante com pilhas de copos, que algumas vezes chegavam a vinte. Nesses casos, as pessoas chegavam a pagar pelo refrigerante, não tomavam, e levavam os copos. Não era raro os copos colecionáveis esgotarem antes do final do primeiro tempo das partidas. Quem ia ao estádio fazia questão de levar os copos para distribuir a quem não tivera sucesso no sorteio dos ingressos.

Também era possível ver pessoas revirando o lixo nas arenas em busca de copos. Seu interesse não era colecionar, mas vendê-los a quem não teve a oportunidade de assistir os jogos ''in loco''.

''Copa é Copa e Olimpíada é Olimpíada. Se na Copa os jogos aconteciam em vários estados, a Olimpíada traz o desafio único de serem muitos eventos simultâneos. Às vezes são três sessões de competições no mesmo dia'', compara Camelier. ''Na Copa, a gente começa a organizar nossas ações nos estádios com três dias de antecedência, na Olimpíada não vai ter aquele 'respiro' que acontecia entre as partidas de futebol. Então temos que estudar com muito cuidado a viabilidade desse tipo de ação.''

Segundo Camelier, se a ideia de relançar os copos for inviabilizada, outra ações que podem produzir itens colecionáveis estão sendo consideradas pela fabricante de refrigerantes. Em um esquema similar de edição limitada.

Desportistas do Time Coca-Cola posam

Desportistas do Time Coca-Cola posam  para foto Inovafoto/Coca-Cola

Outro foco da fabricante de refrigerantes é o lançamento do Time Coca-Cola, formado pelo jogador de basquete Anderson Varejão, a campeã olímpica de volei Fabiana Claudino, o nadador Leonardo de Deus, o campeão olímpico de vôlei Nalbert, e os atletas paralímpicos Fernando Fernandes, da canoagem, e Verônica Hipólito, do atletismo.

O grupo vai auxiliar a companhia em todos os seus projetos ligados aos Jogos Olímpicos, como no incentivo à prática de atividades físicas. Além disso, eles também irão participar do revezamento da tocha olímpica ano que vem.