Blog do Ohata

Prejudica Zé Aldo quem diz que McGregor venceu com ‘golpe de sorte’

Eduardo Ohata

Imagino que é com a melhor das intenções que as pessoas dizem que o nocaute sofrido por José Aldo para o falastrão Conor McGregor no UFC foi produto de um ''golpe de sorte''. Mas será que isso realmente fará bem ao brasileiro?

A pior coisa para um lutador é voltar para outro assalto após sofrer uma queda [ou ir para uma revanche após ser nocauteado] sem saber por que foi parar na lona ou foi nocauteado. É como mandá-lo para um quarto escuro. Ele não sabe o que o espera ali. Por isso que é preciso explicar para um lutador porque ele caiu, qual erro cometeu, para que ele se sinta confiante para voltar para o assalto seguinte ou subir ao ringue ou ao octógono para uma revanche.

Palavras minhas? Não. Trata-se do pensamento (com pequenas adaptações para este post sobre MMA) de um dos técnicos de boxe que mais entende de psicologia, Teddy Atlas, que guiou os campeões Michael Moorer, Timothy Bradley e que dirigiu no amadorismo um jovem Mike Tyson.

Não vou ser aqui mais um a defender minha própria teoria sobre o motivo por o nocaute ter acontecido. Certamente sua equipe analisará a luta, apontará para José Aldo os motivos para o nocaute ter acontecido e realizará correções. Mas concordo com Teddy Atlas quando ele diz que vitórias e derrotas têm explicações.

Engrossar o coro de que ''foi sorte'' é desejar que o mesmo resultado se repita em uma revanche. É acreditar que nada pode ser feito para José Aldo se aprimorar para evitar um golpe semelhante.

Aproveitando que estou nesse tópico e ainda por cima remando contra a maré, ou pelo menos contra a opinião pública, posso muito bem afirmar também que o UFC fez um favor a José Aldo ao negar uma revanche imediata.

Se Ronda Rousey receberá uma revanche imediata contra Holly Holm, problema dela. Ela está tão bem psicologicamente que já fala em aposentadoria em caso de nova derrota. Belo estado de espírito para se preparar para enfrentar a única mulher a tê-la batido.

Em um caso como o de José Aldo, que passou tanto tempo sem derrota e não apenas com um cinturão de campeão, mas no topo dos melhores peso-por-peso, um combate com outro adversário antes de uma eventual revanche pode fazer maravilhas por ele. Com a cabeça fria, poderá analisar melhor a situação.

Finalmente, tenho uma teoria sobre o porquê de parte da opinião pública ter ''esquecido'' as conquistas de José Aldo.

Foi um caso de mau ''timing'': Sua derrota aconteceu na hora errada. Tivesse perdido para qualquer outro adversário, exatamente da mesma forma que perdeu, provavelmente não teria sido criticado como foi por parte do público. Certamente Anderson Silva teria sido alvo dos mesmos comentários tivesse perdido para o falastrão Chael Sonnen. McGregor era o Sonnen de José Aldo.

Mas a derrota não apaga as conquistas, ao longo dos anos, de José Aldo.