Blog do Ohata

Cortou caminho? Corredor de 56 anos faz tempo fora do comum na S. Silvestre

Eduardo Ohata

Na lista de classificação da última edição da São Silvestre, a colocação de um atleta de 56 anos chama a atenção. Apesar de não ter largado do pelotão de elite e da idade, cruzou a linha de chegada em 22º lugar.

A título de comparação, o fundista Solonei Rocha da Silva, primeiro brasileiro a se garantir no atletismo do Rio-2016, chegou só um pouco à frente, em 14º, com o tempo de 46min42s.

Ou seja, José Aparecido Gonçalves, 56, da equipe Porta da Esperança Loterias, de MG, largou junto com o povão e terminou a prova em 48min24s, menos de dois minutos depois de nosso representante na Olimpíada do Rio.

Classificação da São Silvestre, diz que atleta de 56 anos ficou a menos de 2 minutos de representante olímpico

Classificação da São Silvestre, diz que atleta de 56 anos ficou a menos de 2 minutos de representante olímpico

A performance de Gonçalves, porém, levantou suspeitas. Nas mídias sociais, surgiram insinuações de que o veterano teria ''cortado caminho''. A organização da São Silvestre, mais tradicional corrida de rua da América do Sul, afirma que investigará o caso e que toda a classificação da prova deve sofrer alterações em relação à que já foi divulgada.

''Nem o [queniano pentacampeão da São Silvestre] Paul Tergat chegaria nessa colocação aos 56 anos'', argumentou a este blog Julio Deodoro, da Fundação Cásper Líbero, e diretor-geral da prova. ''Ele furou o caminho. Nossa equipe investigará as imagens para identificar essa pessoa, ele será desclassificado e a classificação da prova sofrerá uma revisão.''

Segundo Deodoro, todos os anos há fraude nas inscrições, mas por outro motivo. ''Muita gente diz que tem mais de 60 anos para pegar meia na inscrição'', diz. ''Todos eles são desclassificados.''

Harry Thomas, jornalista especializado em corridas de rua, também acredita em fraude.

''Cortadores de caminho é praga que começa a tomar força no running brasileiro, aliás, é algo que acontece no mundo inteiro, talvez motivados pela egolatria e exposição que as Redes Sociais propiciam neste mundo virtual.  Nesta São Silvestre tivemos alguns casos, como a do corredor José Aparecido Gonçalves com um pace de corredor profissional, 3:14 min/km'', aponta Thomas Jr.

''É nítido observando o  vídeo de chegada que o corredor não tem biotipo e nem condições de sustentar um pace desta proporção. Fizemos uma pesquisa em sites de venda de fotos, e vemos esse corredor veterano andando durante o percurso. Portanto, para completar a prova neste tempo só há duas hipóteses: Ter largado junto aos demais e cortado caminho e/ou ter largado horas antes e andar/correr para chegar a Paulista, mas neste caso, sua passagem no tapete de largada não seria computada'', complementa.

''Para finalizar: não há veteranos no Brasil desta faixa etária que correm com essa marca''.

Este blog tentou contato com a unidade da Porta da Esperança Loterias do município de Bicas, onde Gonçalves trabalha, mas ninguém atendeu o telefone.