Blog do Ohata

São Silvestre desclassifica atleta de 56 anos que fez tempo incomum

Eduardo Ohata

A organização da São Silvestre retirou o corredor José Aparecido Gonçalves, 56, da equipe Porta da Esperança Loterias, de Minas, da classificação da última edição da tradicional corrida de rua. A lista originalmente divulgada apontava que Gonçalves cruzara a linha de chegada em 22º lugar, apesar de não ter largado do pelotão de elite.

A título de comparação, o fundista Solonei Rocha da Silva, primeiro brasileiro a se garantir no atletismo do Rio-2016, chegou só um pouco à frente, em 14º, com o tempo de 46min42s.

Ou seja, Gonçalves largou junto com o povão e terminou a prova em 48min24s, menos de dois minutos depois de nosso representante na Olimpíada do Rio.

Classificação corrigida da São Silvestre, sem o nome do corredor de 56 anos cuja lista original informava que havia terminado em 22º

Classificação corrigida da São Silvestre, sem o nome do corredor de 56 anos que na lista original aparecia como o 22º colocado

''Ele furou o caminho. Não há como 'enganar' a tecnologia. Temos quatro 'tapetes' [equipamentos eletrônicos] que indicam se ele passou por todos os pontos do percurso'', explicou a este blog Julio Deodoro, da Fundação Cásper Líbero, e diretor-geral da prova. ''Trabalhamos com um consultor que há mais de 20 anos está na Confederação Brasileira de Atletismo que já havia cantado a bola de que esse resultado era muito suspeito. Era só uma questão de tempo até confirmar. Ele já está fora [da classificação].''

''Nem o [queniano pentacampeão da São Silvestre] Paul Tergat chegaria nessa colocação aos 56 anos'', argumentou a este blog Julio Deodoro, da Fundação Cásper Líbero, e diretor-geral da prova.

Na nova lista, o 22º lugar é ocupado agora pelo etíope Hailu Beyecha Dibaba, 23, que cumpriu a prova em 48min33s.

À ''Folha de S.Paulo'', Gonçalves havia mantido que não cortou caminho e que inclusive achou que ''poderia ter ido melhor''. ''Não houve furo, cumpri todo o trajeto'', disse.

A performance de Gonçalves, porém, levantou suspeitas. Nas mídias sociais, surgiram insinuações de que o veterano teria ''cortado caminho''.

Segundo Deodoro, todos os anos há fraude nas inscrições, mas por outro motivo. ''Muita gente diz que tem mais de 60 anos para pegar meia na inscrição'', diz. ''Todos eles são desclassificados.''