Blog do Ohata

Acusação de diretor do Bom Senso FC é rebatida por sindicato dos atletas

Eduardo Ohata

Em mais um capítulo da queda-de-braço entre sindicatos de atletas e o movimento Bom Senso FC, o Sindicato dos Atletas do Estado do Rio (Saferj) rebateu acusações de Ricardo Borges Martins, diretor-executivo do movimento Bom Senso FC, por conta da seguinte declaração publicada recentemente em uma revista semanal de grande circulação nacional: ''Sindicatos… de maneira geral nunca conseguiram criar mecanismos para que os atrasos fossem impedidos… porque para os sindicatos e escritórios de advocacia que orbitam em torno de sindicatos é relativamente importante você continuar a ter casos para resolver… O problema, o atraso de salários, é a solução deles''.

Segundo a entidade, que questiona as credenciais de Martins, ''o Saferj externa toda repulsa pelo teor da entrevista concedida por… Ricardo Borges Martins… onde ele de forma irresponsável faz afirmações descabidas contra os sindicatos de atletas de futebol de todo o Brasil''. Na sequência, citando Martins, afirma que ''o Saferj lhe dará a oportunidade de você provar que nosso departamento jurídico tem acordos com empresas e/ou advogados. Você terá a chance de provar que o Saferj tem um baixíssimo desempenho na luta em prol dos atletas. Vai poder nos demonstrar aonde está a indústria da justiça esportiva que o Saferj está ligado''.

O sindicato termina lembrando que foi fundado ''por atletas de futebol, como Zé Mário, Zico, Gaúcho, Leão, Roberto Dinamite, Junior, Carpegiani e tantos outros'' e conclui citando os líderes do Bom Senso FC, Paulo André, Dida, Alex, por sua associação com o diretor.

Ou seja, a queda-de-braço entre sindicatos e Bom Senso FC tende a arrefecer ainda nais.

Abaixo, a íntegra da nota do Saferj:

''Quem é Ricardo Borges Martins?

Sempre falamos aqui no Rio de Janeiro que o futebol é uma grande porteira aberta onde qualquer um entra.

O futebol talvez seja a única profissão no mundo que qualquer pessoa tem acesso, independente de formação, raça, religião e caráter. Basta ter algum conhecimento ou “dono'' – como achamos ser o caso do personagem aqui citado. Depois, muitos, que hoje cobram mudanças no futebol, não sabem como surgem os Blatters, os Teixeiras da vida. É assim, do nada, basta ter conhecimento, ser amigo de alguém, ser bem mandado, e pronto, está dentro, como este personagem.

O Saferj externa toda repulsa pelo teor da entrevista concedida por esse rapaz chamado Ricardo Borges Martins publicada pela revista Época na semana passada, onde ele de forma irresponsável faz afirmações descabidas contra os sindicatos de atletas de futebol de todo o Brasil.

Voltamos a perguntar: quem é Ricardo Borges Martins? Para nós, mais um yuppie que caiu de paraquedas no futebol e que vem tendo espaço na mídia para falar de futebol, e o pior, falando em nome de atletas de futebol.

A ultima vez que tivemos o desprazer de estar com esse rapaz foi na segunda-feira, véspera do fatídico Brasil x Alemanha, em reunião de vários atletas do Bom Senso, realizada na sede do Saferj. Na ocasião havia preocupação dos atletas em relação ao rumo que adotariam, coisa natural de quem é do meio, e está permanentemente buscando soluções para o futebol. Em contra ponto, a preocupação desse pseudo-esportista, era apenas a de convencer os atletas presentes que deveria ser disponibilizado recursos para pagamento de seus serviços e de seu acompanhante. Neste momento ficou claro que o objetivo não era construir soluções para o futebol, era apenas a tentativa de consolidar um negocio.

Então senhor Ricardo Borges Martins – Famoso Quem? -, o Saferj lhe dará a oportunidade de você provar que nosso departamento jurídico tem acordos com empresas e/ou advogados. Você terá a chance de provar que o Saferj tem um baixíssimo desempenho na luta em prol dos atletas. Vai poder nos demonstrar aonde está a indústria da justiça esportiva que o Saferj está ligado.

Saiba, senhor famoso quem?, que a nossa advogada está ha mais de quarenta anos trabalhando em prol dos atletas de futebol. Saiba que o Saferj começou a ser formado dentro de sua casa. Isso chama-se IDEOLOGIA, COISA QUE VOCÊ NÃO TEM. Saiba também que ao longo desse período, somente nos últimos seis anos passou a ter uma remuneração fixa, e, mesmo assim, em valor muito abaixo do desejado por você naquela reunião citada anteriormente. Saiba que as ações – não as milionárias que advogados do seu quadro de amizade têm -,  são ações de clubes das séries C, B, que não têm receitas e, portanto, sem o “lucro” que você sugere na entrevista.

O Saferj foi fundado por ATLETAS DE FUTEBOL, como Zé Mario, Zico, Gaúcho, Leão, Roberto Dinamite, Junior, Carpegiani e tantos outros.

O Saferj até hoje é comandado por ATLETAS DE FUTEBOL, para ATLETAS DE FUTEBOL em prol dos ATLETAS DE FUTEBOL.

Não será você, mais um paraquedista, que irá denegrir um trabalho de trinta e seis anos.

Voltaremos a nos falar, mas saiba que para o verdadeiro mundo do futebol você não é nada!!! Você não representa categoria nenhum! Você não tem autoridade para falar sobre os sindicatos. Você é mais uma invenção, e por ser bem adestrado, consegue espaço para falar.

Lamentamos pelo Paulo André, Dida, Alex, e tantos outros, que tiveram a coragem – que admiramos e respeitamos – de se expor em busca de mudanças para o futebol brasileiro, estejam sendo representados por um deslumbrado como você.

Saferj
29 Fev 2106″