Blog do Ohata

Sob olhar do pai, filho de Del Nero amarga derrota em eleição no Palmeiras

Eduardo Ohata

Marco Polo Del Nero Filho, filho do presidente licenciado da CBF, amargou derrota na noite desta segunda-feira (14), na eleição para conselheiro vitalício do Palmeiras. Havia 18 candidatos para preencher 25 vagas. Dez foram eleitos.

A candidatura de Del Nero Filho era interpretada internamente no clube como uma tentativa de reação do pai, que teria início dentro do clube que deu origem à sua carreira como cartola no futebol. A performance de Del Nero Filho foi encarada como um ''termômetro'' da popularidade do ex-presidente da Federação Paulista de Futebol. O próprio Del Nero foi pessoalmente ao clube votar.

Apesar do apoio do pai, Del Nero Filho amealhou 98 votos, quando para se eleger eram necessários 122. Para se tornar vitalício, cada candidato tinha que reunir, no mínimo, 50% dos votos dos conselheiros presentes mais um. Como ontem estiveram presentes 243 conselheiros, eram precisos pelo menos, 122 votos para se eleger.

No último pleito, do qual Del Nero Filho desistiu de participar, nenhum conselheiro vitalício foi eleito.

Se ser eleito vitalício no clube já não é tarefa fácil, o feito foi dificultado ainda mais quando entre 20 e 30 c0nselheiros quase foram impedidos de votar. Eles foram informados que os conselheiros que não estivessem em dia com a taxa de reforma do clube perderiam a sua condição de voto. Com isso, vários deles correram nos últimos dias, e até poucas horas antes do pleito, para regularizar a sua situação financeira com o clube e poder votar. Alguns desistiram de participar.

Tratou-se de mais um round dos embates entre clube e conselheiros, que inclui reclamações dos integrantes do segundo grupo por perda de facilidades para a aquisição de ingressos e inclusão compulsória no Avanti, programa de sócio-torcedor do clube, e aumento de gastos para estacionar seus carros para ir ao clube, o que vem gerando reclamações nos últimos meses.

Os três conselheiros mais bem votados foram Darci Durazzo (148 votos), Edvaldo Belucci e Maria Teresa Ambrósio, que orbitam em torno dos grupos políticos de Roberto Frizzo, ex-vice de futebol e virtual candidato na próxima eleição à presidência, e dos ex-presidentes Arnaldo Tirone e Mustafá Contursi.

O presidente Paulo Nobre também conseguiu eleger pessoas próximas a seu grupo, como Neiva Andrade e Antonio Gomes Pereira.