Blog do Ohata

‘Eder Jofre está ao lado de Duran, Chavez e Monzon’, diz presidente do CMB

Eduardo Ohata

No aniversário de 80 anos de Eder Jofre, um dos principais dirigentes do pugilismo internacional fez questão de cumprimentar o legendário ''Galo de Ouro'' no dia de seu aniversário. O presidente do Conselho Mundial de Boxe, Mauricio Sulaimán, encaminhou a este blog, nesta sexta-feira (25), véspera do aniversário de Eder, uma mensagem especial sobre o brasileiro bicampeão mundial:

''Eder Jofre. Um dos maiores campeões da história do boxe, talvez o melhor de todos os galos da história e um dos principais campeões latinos da história, ao lado de Roberto ''Mano de Piedra'' Duran, Julio Cesar Chavez, Carlos Monzon e [o campeão em 3 categorias de peso] Alexis Arguello. Aos 80 anos de idade, é um ícone do boxe e um embaixador da paz, sempre um modelo para a juventude e um verdadeiro representante do boxe. Ainda conhecido, mesmo enquanto a era moderna do boxe evolui, e embora tenha lutado em uma época em que não existiam as mídias sociais, só a TV, e a vida era muito mais simples.'' Mauricio Sulaimán Saldívar.

Verdade.

Vale lembrar que na época em que Eder foi campeão não existiam as categorias intermediárias de peso que surgiram depois, como supermoscas, supergalos ou superpenas e havia menos entidades a controlar o boxe.

Se estivesse em atividade hoje em dia, Eder poderia ter sido campeão em PELO MENOS quatro categorias de peso.

Além disso, se tivesse desenvolvido a carreira nos EUA, ou se tivesse nascido lá, onde estavam concentrados os formadores de opinião dos ringues, Eder com certeza hoje estaria em todas as listas dos dez melhores lutadores de todos os tempos independente da categoria de peso.

Parabéns campeão,