Blog do Ohata

Técnico de rival de Pacquiao apontou arma para cabeça de Tyson. E disparou

Eduardo Ohata

O treinador de Timothy Bradley, que na madrugada deste domingo enfrenta Manny Pacquiao, em Las Vegas, no terceiro confronto entre ambos, já segurou Mike Tyson pelo colarinho, apontou um revólver para sua cabeça e… Apertou o gatilho. Mas, por que Teddy Atlas fez isso? Como o então futuro campeão dos pesados conseguiu se safar? E a coisa ficou por isso mesmo?

Teddy Atlas, técnico que apontou uma arma para a cabeça de Mike Tyson

Teddy Atlas, técnico que apontou uma arma para a cabeça de Mike Tyson, em foto na capa de livro autobiográfico

Teddy Atlas foi o primeiro técnico de Mike Tyson. O ment0r de Tyson, Cus Damato, deixou o adolescente aos cuidados de Atlas, que apurou a (pouca) técnica que o delinquente trazia da instituição para menores Tryon, onde aprendeu a desferir seus primeiros golpes com o guarda Bobby Stewart.

Certa vez, salvou a carreira de Tyson, quando percebeu que ele estava para desistir no meio de uma luta, ao enfrentar um adversário que voltava para a luta toda vez que o derrubava, uma experiência incomum para ele à época. Atlas subiu na beirada do ringue e gritou, praticamente no ouvido de Tyson, que estava nas cordas: ''Não faça isso!''. Tyson aguentou por mais alguns segundos e foi declarado vencedor. Segundo Atlas, tivesse desistido naquela oportunidade, a autoconfiança de Tyson teria sofrido dano irreparável.

Porém, à medida que ia ganhando fama e poder, mais Tyson, então com 16 anos, foi se rebelando com a autoridade de Atlas. Até que chegou um dia em que Atlas chegou em sua casa e ouviu sua mulher, Elaine, orientando suas irmãs: ''não diga nada para Teddy''.

– Não diga nada sobre o quê?, perguntou ele. E repetiu a questão ao desviar o olhar de Elaine para suas cunhadas.

À principio ninguém disse nada, até que uma delas contou que Tyson havia agarrado Susie, irmã de Elaine que tinha então apenas 11 anos. Tyson ''passou a mão'' nela e disse a ela o que queria fazer com ela.

Teddy foi à casa de um amigo, pegou um revólver onde sabia que ficava escondido, e ficou de tocaia esperando Tyson. Quando o então adolescente desceu de um taxi, Atlas saiu de onde estava escondido, o agarrou pelo colarinho, e apontou o revólver para sua cabeça.

''Seu monte de m…'',  xingou Atlas, que na juventude havia cumprido pena na famigerada prisão da Ilha Ryker. ''Você acha que vai fazer isso a minha família? Depois do que fiz por você? Vou matá-lo. Aquela é minha família! Minha família! Entendeu, seu pedaço de m…? Não se engane. Se você colocar as mãos na minha família de novo, você vai morrer. Não vai ter conversa, não vai ter aviso. Você não vai saber, vai apenas morrer.'' E procurou algum sinal de que Tyson havia entendido a mensagem.

Tyson permaneceu impassível, o que o irritou ainda mais. Atlas encaixou o cano do revólver na orelha de Tyson e começou a ''brincar'' com o gatilho. ''Está claro? Você percebe como isso é real?'', perguntou Atlas, recebendo um aceno de cabeça de Tyson como resposta.

No último momento, Teddy apontou a arma para o alto e disparou. Tyson se jogou no chão, cobrindo a orelha. ''Está absolutamente claro agora? Não vou permitir que você faça isso à minha família. Não vou viver assim, e não vou permitir que você faça isso.'' Desta vez, quando olhou nos olhos de Tyson, Atlas sentiu que ele havia entendido a mensagem. ''É melhor não esquecer'', concluiu Teddy.

Foi o fim da associação entre Tyson e Teddy. E o ponto onde entrou em cena o outro técnico de Tyson, Kevin Rooney, que ficou muito famoso por dar beijos em Tyson no ringue e por dirigi-lo quando ''Iron'' Mike conquistou o título do Conselho Mundial de Boxe com um espetacular nocaute sobre Trevor Berbick.

Teddy e Tyson voltaram a falar só em 2013. Tyson promovia uma programação de boxe que foi transmitida pelo programa ''Friday Night Fights'' da ESPN, e Teddy comentava as lutas do canal. Havia a curiosidade sobre como Tyson e Teddy se comportariam.

Cheguei a ligar para a mulher de Teddy para saber se seu marido iria ou não falar com Tyson. E tomei uma bronca: ''O que importa isso? Tudo o que importa são as lutas. Teddy não precisa falar sobre o promotor, é só sobre as lutas que ele precisa falar''.

Não foi o que aconteceu. As câmeras registraram o momento em que se abraçaram. E até o colega de Atlas na transmissão, Joe Tessitore, fez questão de fazer perguntas sobre Tyson a Teddy, que logo ''cortou'' o colega. Não quis dar detalhes da conversa, tantos anos depois do infame episódio.