Blog do Ohata

China diz ‘não’ à Rússia por divisão de USP como base de treino para Rio-16

Eduardo Ohata

Quatro equipes de delegações de ponta que disputarão a Olimpíada do Rio, China, Rússia, França e Itália, escolheram a USP, ou melhor, o Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da USP) como base para fazer sua aclimatação para os Jogos. Normalmente, as equipes desembarcam em um país meses antes da Olimpíada para que seus atletas se adaptem às diferenças climática e de altitude.

A equipe de canoagem da China utilizará a raia do Cepeusp entre 15 de julho e 5 de agosto e a da Rússia, entre 5 a 12 de agosto. Não se trata de mera coincidência o fato de uma equipe entrar apenas quando a outra sair: Os chineses, que procuraram primeiro o Cepeusp, fizeram questão de exercitar sua cláusula de exclusividade. Restou aos russos utilizar o centro apenas após a sua saída.

''Atraiu as duas delegações o comprimento da raia [2.200 m], a baixa velocidade dos ventos, que não interferem nas remadas e o fato de haver condição para os treinadores acompanharem os treinos de bicicleta ao redor da raia'', justifica Carlos Bezerra de Albuquerque, 58, gestor do projeto Cepeusp Olímpico. ''Altitude e localização também reforçaram a decisão.''

Não foi o que aconteceu entre as delegações de atletismo de França e Itália, que tem em seu corpo diretivo Stefano Baldini, campeão da infame maratona de Atenas-2004, quando o fundista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima foi agarrado no meio do percurso por um fanático e terminou na terceira colocação.

As duas delegações chegaram a um acordo e dividirão por um período a pista de atletismo do complexo. A Itália utilizará entre 1 e 17 de agosto e a França, de 3 a 13 de agosto. Cada delegação deve ter entre 35 e 40 pessoas, contando atletas e corpo técnico.

''Da parte da Itália, o interesse deles por ficar em São Paulo aumentou quando souberam pelo cônsul que aqui [São Paulo] é uma cidade de forte concentração italiana'', explica Bezerra.

Apesar de já abrigar duas delegações, o Cepeusp ainda tem espaço para delegações interessadas na estrutura de futebol e tênis.

O complexo do Cepeusp tem uma profunda ligação com o passado esportivo da cidade. Foi herança dos Jogos Pan-Americanos de 1975, que acabaram sendo transferidos por conta de um surto de meningite que assolou a cidade, ou falta de verbas, segundo outra versão. As instalações receberam uma série de melhorias com o passar dos anos, como a pista de atletismo, que foi reformada em 2013.

Uma das contrapartidas das delegações serão palestras ministradas por especialistas de suas equipes a desportistas brasileiros.