Blog do Ohata

Comentários racistas de Donald Trump provocam desafio de Oscar De la Hoya

Eduardo Ohata

O ex-campeão mundial e hoje promotor de boxe Oscar de la Hoya, americano filho de imigrantes mexicanos, desafiou o polêmico empresário Donald Trump a ''testemunhar do que um mexicano e um muçulmano são capazes''.

Dono da empresa Golden Boy Promotions, De la Hoya ofereceu dois ingressos gratuitos para lugares ao lado do ringue para Trump assistir à disputa de título entre o mexicano Saul ''Canelo'' Alvarez e o britânico Amir Khan, que acontece no próximo dia 7, na programação que inaugura a badalada T-Mobile Arena, em Las Vegas.

Trata-se de uma resposta aos comentários racistas do pré-candidato republicano à presidência dos EUA sobre mexicanos e muçulmanos, entre outras minorias, que marcam a sua campanha eleitoral.

Capa de autobiografia de Oscar de la Hoya, intitulada "American Son"

Capa de autobiografia de Oscar de la Hoya, intitulada ''American Son''

''Quero aproveitar a oportunidade para convidar o senhor Trump para a luta entre Canelo e Khan, no dia 7 de maio, em Las Vegas'', desafiou De la Hoya durante uma entrevista nesta quinta-feira (28).

''Eu tenho Amir Khan, um lutador muçulmano do Reino Unido, enfrentando o mais popular boxeador do México, Canelo Alvarez, inaugurando a T-Mobile Arena. Temos a oportunidade de mostrar ao senhor Trump o que mexicanos e muçulmanos podem realizar, e na cidade que representa a América, Las Vegas. Trump, deixe-me convidá-lo, para que você possa testemunhar o que um mexicano e um muçulmano podem fazer.''

De la Hoya alfinetou uma vez mais Trump, ao citar os comentários preconceituosos de Trump como fonte de inspiração para colocar frente a frente um mexicano e um muçulmano no feriado de 5 de maio, comemorado no México e nos EUA, e que se refere à improvável vitória do exército mexicano sobre as forças francesas na batalha de Puebla, em 5 de maio de 1862.

De la Hoya, campeão olímpico pelos EUA, foi um dos principais nomes do boxe na década de 90.