Blog do Ohata

Posição de presidente do Palmeiras permite que Leila lance sua candidatura

Eduardo Ohata

O presidente do Palmeiras, Mauricio Galiotte, adotou postura em relação à polêmica candidatura de Leila Pereira que permite o lançamento de seu nome à disputa de uma cadeira no conselho deliberativo do clube.

Leila é dona da Crefisa e Faculdade das Américas, que anualmente injeta no clube, no mínimo, R$ 78 milhões. Cumprir duas gestões no conselho é um pré-requisito para quem almeja disputar a presidência do clube do Parque Antarctica.

''Esse assunto será tratado internamente, de maneira administrativa'', resumiu ao blog Galiotte.

Uma declaração de Galiotte sobre o assunto vinha sendo esperada com expectativa e curiosidade nos corredores do Parque Antarctica.

Habilmente, com sua declaração, Galiotte procura esvaziar o tom político da polêmica.

Se dissesse que é contra a candidatura de Leila, Galiotte agradaria seu antecessor, Paulo Nobre, que ao deixar a presidência pediu que a candidatura de Leila fosse impugnada. Mas estaria arrumando briga com a patrocinadora do clube e com o ex-presidente Mustafá Contursi, que declarou que Leila é sócia desde 1996, o que lhe dá o tempo mínimo para disputar o conselho.

Se dissesse que é a favor da candidatura, desagradaria Nobre.

A manifestação de Galiotte, ao dizer que a decisão será administrativa, na prática adia uma eventual decisão sobre o caso e ainda coloca a definição da polêmica no colo do conselho deliberativo do clube. Não se trata absolutamente de um salvo-conduto para Leila.

E qual é o procedimento do clube em caso de questionamento de uma candidatura?

De acordo com os ritos adotados pelo clube, se após o pleito, previsto para o dia 11 de fevereiro, e uma possível eleição de Leila, alguma parte se sentir prejudicada pelo resultado, poderá oficializar um questionamento, que será avaliado internamente pelo conselho.

Se Galiotte tivesse se manifestado contra a candidatura de Leila, que ainda não foi formalizada, isso alteraria de antemão o cenário.

Já se saberia que sua candidatura seria questionada, o que seria a deixa para Mustafá colocar em prática seu ''Plano B'', lançar a candidatura de José Roberto Lamachia, marido de Leila.

Como as eleições a conselheiros são proporcionais, como ocorre nas eleições de vereadores, por exemplo, uma eventual impugnação da candidatura de Leila, que muitos acreditam ser o carro-chefe da chapa, prejudicaria a chapa de Mustafá.