Blog do Ohata

Ibirapuera festeja 60 anos, recebe bronca e pedido de ex-campeão Eder Jofre

Eduardo Ohata

O Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, o Ibirapuera, completa hoje 60 anos.

Uma das estrela que ajudaram a abrilhantar sua história, porém, deu uma bronca no Ibirapuera, ou melhor, ao Estado que o mantém e fez um pedido.

O bicampeão mundial de boxe, Eder Jofre, reconhecido e lembrado até hoje como um dos melhores campeões da história, reclama do descaso com que é tratado material que doou à cidade e cujo destino original seria um museu esportivo do Ibirapuera.

''Há até pouco tempo, meu pai reclamava que o material esportivo que ele doou, como troféus, estavam amontoados em uma sala fechada no Ibirapuera'', conta o filho do ''Galo de Ouro'', Marcel. ''Algumas peças já estavam danificadas, e há memorabília de outros atletas lá.''

Segundo Marcel, o que Eder quer é que esse material seja preservado e exposto como era a ideia inicial.

O Ibirapuera foi palco de inúmeras lutas de Eder, a mais inesquecível, talvez, a unificação de títulos com o irlandês Johnny Caldwell. Cerca de 23 mil pessoas prestigiaram o duelo entre o brasileiro, campeão galo pela revista ''The Ring'' e NBA (futura Associação Mundial de Boxe) e que estava invicto e Caldwell, reconhecido como campeão pela União Européia e que não havia perdido até então.

Caldwell, entre outras coisas, dissera que não havia atravessado o oceano para deixar seu título aqui, mas foi exatamente o que fez ao ser nocauteado pelo brasileiro em dez assaltos (de 15 previstos).

Ao ser questionado pelo blog durante uma breve entrevista telefônica se considera a vitória sobre Caldwell sua melhor luta no Ibirapuera, Eder respondeu que ''foram tantas [lutas no Ibirapuera], essa foi uma''.

Quem deu uma ótima notícia relacionada a Eder e ao Ibirapuera foi seu genro, Antonio Oliveira, que informou que pretende em breve levar novamente Eder para fazer treinos no Centro Olímpico, que fica justamente no Ibirapuera.