Blog do Ohata

‘Palmeiras segue campeão de 1º torneio mundial’, diz cartola que o resgatou

Eduardo Ohata

O ex-vice de futebol do Palmeiras, Roberto Frizzo, coordenador da pesquisa que culminou no reconhecimento da Copa Rio-51 como primeiro Mundial, pedirá informações detalhadas sobre a decisão da entidade de não reconhecer oficialmente competições anteriores a 2.000 como Mundiais.

''De toda a forma, a Fifa reconhece a Copa Rio de 1951, vencida pelo Palmeiras, como a primeira competição de clubes de cunho mundial'', argumenta Frizzo. ''A Fifa apenas decidiu não reconhecer como Mundial o que não foi organizado por ela.''

Segundo Frizzo, o Palmeiras segue ao lado de Santos, Grêmio, Flamengo e São Paulo como campeão mundial, mas de uma versão que não foi organizada pela Fifa.

O cartola aponta que a Fifa encaminhou ao Palmeiras documentação oficial atestando a primazia do clube do Parque Antarctica.

Ao ser questionado sobre as brincadeiras de torcedores de outros clubes que questionaram como fica o Mundial do Palmeiras agora, Frizzo retrucou: ''A grandeza do Palmeiras em sua história faz com que os adversários a todo momento tentem denegri-lo.''

O presidente do Palmeiras, Mauricio Galiotte, não se manifestou sobre a questão.