Blog do Ohata

Veja como ‘Caveirão’ do Bope virou atração em feira de suplemento esportivo

Eduardo Ohata

O ''Caveirão'', veículo blindado utilizado pelo BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) que ficou famoso após o sucesso do filme ''Tropa de Elite'', virou atração em uma feira de nutrição esportiva que acontece em São Paulo.

''Caveirão'' do BOPE, em exposição em feira de suplementos esportivos

O veículo (veja foto ao lado) está exposto em um dos estandes da Arnold Classic South America, feira de nutrição esportiva, que acontece a partir de hoje, em São Paulo.

Porém antes mesmo da abertura da feira o veículo se tornou, de novo, o centro de uma polêmica.

Há quem fique curioso com o veículo, mas há também quem questiona como um blindado, de propriedade do Estado do Rio, pode ser utilizado como ''garoto-propaganda'' em um estande de suplementos em uma feira particular ao invés de estar sendo empregado no policiamento das ruas.

''Trata-se do veículo blindado 01, utilizado tão somente para exposição. Esse veículo saiu de circulação em 2005, porém por se tratar do primeiro veículo blindado do BOPE, fica em exposição no pátio da unidade'', justificou, por meio de nota enviada ao blog, a assessoria de imprensa da Polícia Militar do Rio.

''O veículo está na feira devido a uma parceria com a empresa Black Skull (em inglês, ''Caveira Negra''), que fornece suplementos aos policiais do Bope'', conclui a nota.

O ''Caveirão'' já havia protagonizado outra polêmica, entre entidades de direitos humanos, que o criticavam, e as polícias, que o vêem como medida de segurança aos policiais e argumentam ser um carro de apoio, e não de combate.