‘Luta entre McGregor e Mayweather é uma farsa’, dispara ‘Bíblia do Boxe’
Eduardo Ohata
A revista ''The Ring'', mais antiga publicação esportiva do mundo, traz na edição datada de agosto de 2017, matéria entitulada ''Sombria Comédia'', na qual define a luta entre o ex-multicampeão de boxe Floyd Mayweather e a estrela do UFC Conor McGregor como uma ''farsa''.
Segundo o UFC, McGregor, inclusive, já assinou contrato.
''McGregor não impressiona nos teipes em que aparece fazendo sparring [treino com luvas]'', analisa a publicação, fundada em 1922 e apelidada de ''A Bíblia do Boxe''. ''Alguns boxeadores muito bons e experientes enfrentaram Mayweather e não conseguiram tocá-lo; um cara que nunca boxeou profissionalmente tampouco irá tocá-lo.''
Porém a revista reconhece que tal combate atrairia não apenas uma base de fãs, mas duas (do boxe e do MMA), que a ''luta'' tem potencial para ser um grande sucesso no pay-per-view, e que McGregor foi escolhido a dedo por Mayweather para tal combate ''em termos de ser um falastrão e de ter um armário cheio de roupas caras''.
A publicação aponta que não foi Mayweather que inventou as lutas que na verdade são farsas e cita um dos maiores mestres nessa arte. Ninguém mais, ninguém menos do que o ex-campeão dos pesados Muhammad Ali.
A ''The Ring'' lembra que Ali, logo após sua derrota para Joe Frazier, em 1971, começou a negociar uma luta com o jogador da NBA Wilt Chamberlain, prevista para acontecer no Astrodome.
Depois, continua a publicação, Ali tornou realidade a maior farsa de todos os tempos, um desafio em Tóquio contra o legendário lutador de telecatch Antonio Inoki, que tinha um background em artes marciais. Ali sempre teve interesse em lutar na capital japonesa, mas como não há pesos-pesados japoneses de qualidade internacional, quando a empresa que promovia os espetáculos de Inoki entrou em contato, Ali concordou. Ali, aliás, sempre foi um fã de telecatch.
Diferentemente da luta proposta entre Mayweather e McGregor, que aconteceria no boxe tradicional, no desafio entre Ali e Inoki, cada um lutou dentro de suas próprias características. Ali de pé, e Inoki, apoiado de costas na lona.
Após 15 assaltos, no Budokan Hall, a luta foi considerada um empate. ''Se ele [Inoki] tivesse lutado em pé como homem…'', lamentou Ali ao ''New York Times'' após a luta. ''Eu teria acabado com ele.''
Ali acabou no hospital, por conta dos chutes que Inoki acertou em seus tornozelos.
A ''The Ring'' lembra de várias outras ''farsas'', envolvendo os campeões pesos-pesados Jack Johnson, Jack Dempsey, Floyd Patterson e Larry Holmes.