Blog do Ohata

Mayweather-McGregor: O que diz técnico que já trabalhou no boxe e no MMA

Eduardo Ohata

'Para ter chance contra Mayweather, McGregor teria que treinar a vida inteira'.

O prognóstico é de um técnico que tem uma perspectiva privilegiada: Pitu. Ele é técnico de boxe do brasileiro Demian Maia, que no fim de semana desafia Tyron Woodley pelo título do UFC, e ex-treinador de Sertão, um dos quatro brasileiros campeões mundiais de boxe.

Ou seja, Pitu, 35, já esteve ''dos dois lados do balcão''. A pedido do blog, ele analisou as chances de McGregor e foi categórico ao afirmar que: ''McGregor teria que treinar a vida inteira para ter chance contra Mayweather; o boxe usado no MMA não é o tradicional, que valerá no desafio com Mayweather; e se fosse no boxe puro, talvez McGregor não tivesse aplicado aquele nocaute em José Aldo''.

''Contra Mayweather, esse irlandês nem vai ver a cor da bola. Ele é um estreante. Se o McGregor lutasse [o torneio paulista para estreantes] Forja de Campeões, perderia. O boxe que ele tem não é um boxe para lutar boxe, é algo parecido com o boxe tradicional. O que aconteceu com o Falcão, do futsal, quando ele foi para a grama? Ele vai tomar tanto soco que ele nem vai saber de onde veio.

O boxe que eu ensino para o Demian não é o mesmo que eu ensinava para o Sertão, é outra coisa, são totalmente diferentes.

Há o boxe puro, que tem as ações e reações peculiares do boxe, e o boxe adaptado para o MMA, onde você dá um jab [golpe preparatório de esquerda] e pode tomar um chute na cara. Você dá um jab para manter o cara à distância ou dá um jab com o objetivo de grudar na perna do cara. No boxe tradicional não existe isso. O boxe que o Demian faz não tem nada a ver com o boxe do Sertão.

O McGregor acha que faz o boxe do Mayweather, mas não faz. Ele pode até fazer um boxe show no MMA, mas é aquele ditado de que ''em terra de cego, caolho é rei''.

Quando o Aldo foi para dentro do McGregor [que o nocauteou no UFC 194], se fosse uma luta de boxe, talvez aquele contragolpe que o McGregor meteu não pegasse. Porque a distância no MMA é outra, as intenções são outras. Depois daquele direto ele podia ter emendado um chute na cabeça, no boxe não tem isso.

Ele vai se deparar com situações totalmente diferentes quando entrar no ringue, desde a forma de caminhar. No octógono você tem oito lados para ''fugir''. No ringue é diferente, quando você se der conta, já estará cercado, pois só há quatro lados.

O irlandês vai se sentir muito desconfortável quando estiver andando para dentro do Mayweather, não vai ver nada, porque o Floyd vai dar aqueles jabs duros no peito dele e quando estiver querendo fugir, não vai saber.

O McGregor faz uma firula, fica jogando com a mão canhota da frente mais baixa, justamente para fazer aquelas fintas de MMA. O posicionamento que ele faz, na verdade, é parecida com postura de carateca, não de boxeador. Seu estilo diferente, não é ortodoxo.

Tem muita gente achando que o McGregor pode nocautear o Mayweather, mas isso é impossível. Mayweather tomou soco inteiro do [argentino] Marcos Maidana, e não caiu. Tomou golpes duros do Shane Mosley e segurou. O cara lutou com os melhores do mundo e foi bem. O McGregor não tem um pingo de experiência. Quando toma um gancho duro na zona hepática, ele pula nas pernas do adversário. Quando recebe um direto duro na cabeça, vai para o chão e fica esperando o adversário vir por cima dele para grudar o cara. As reações que teve a vida inteira foram de MMA. Ele não tem reação de boxeador, de tomar um golpe na zona hepática e rodar, contrair o abdome, soltar jabs e não deixar o adversário perceber que sentiu. Ou em uma troca de golpe no meio do ringue, tomar um golpe duro no queixo, travar num clinche, e não deixar o rival perceber que sentiu o cruzado curto. Ele não tem essa experiência.

Para enfrentar o Mayweather, ele teria que se preparar o mesmo tempo que o [ex-desafiante] Canelo Alvarez, o mesmo tempo que todos os outros [rivais de Mayweather], uma vida inteira. O Mayweather é um dos melhores de todos os tempos. Tem como pegar hoje, por exemplo, um [brasileiro boxeador olímpico] Joedison Chocolate, que é um moleque bom pra c…, e por na frente do Mayweather? Então, é essa comparação, com o McGregor no lugar dele, e com o detalhe de que o moleque já é bom pra c… no boxe.

McGregor teria que se preparar a vida inteira, e não estaria pronto ainda.

Na luta vai acontecer o que o Mayweather quiser. Se quiser que a luta dure mais tempo, vai andar para trás, jabear, dar show de esquivas, chamar o cara para as cordas, ficar lá esquivando, fazer graça, dar show. Se quiser pressionar, apertar o McGregor para a luta terminar rápid0, vai acabar rápido.

A luta vai seguir o que ele quiser fazer.''