Blog do Ohata

O curioso pedido de Anderson Silva após conquistar o cinturão do UFC

Eduardo Ohata

O comentarista do canal Combate e veterano repórter de MMA, Marcelo Alonso, conta em seu recém-lançado livro, ''Por Trás do Octógono'', histórias dos bastidores, abordando um quem é quem do esporte desde quando ainda era conhecido como vale-tudo.

Não poderia faltar, claro, um causo sobre Anderson Silva, cuja carreira Marcelo acompanhou desde o seu humilde  início.

Anderson ''Spider'' Silva, em uniforme do BOPE Arquivo pessoal de Marcelo Alonso

O comentarista conta que Anderson ficou tão impressionado com o filme ''Tropa de Elite'', que estreara pouco antes de conquistar o cinturão dos médios do UFC, que inspirado no personagem Capitão Nascimento, o lutador passou a chamar os filhos por números (correspondentes às suas idades).

Logo após bater Rich Franklin pelo título, repetiu na entrevista dentro do octógono a célebre frase do protagonista de ''Tropa'': ''Nunca serão, jamais serão''. Os americanos ficaram sem entender nada, mas no quartel do BOPE, a frase foi mais comemorada do que a própria vitória.

Foi aí que Marcelo perguntou a Anderson se gostaria de conhecer o quartel do BOPE, onde tinha amigos.

''Visitar o QG do BOPE? Lógico'', disparou o ''Spider''.

O lutador, extasiado, parecia uma criança ao visitar um parque de diversões.

De tão animado, Anderson aceitou o convite do major, que enfileirou aspirantes que participavam do famoso curso ''faca na caveira'', imortalizado no filme. De guarda baixa, limitou-se a se defender de socos e pontapés dos recrutas, sem revidar.

Ao final da visita, a cereja do bolo foi quando permitiram que Anderson vestisse o uniforme do Bope e segurasse um fuzil.

Marcelo, claro, já sabia qual seria a capa da próxima edição da revista ''Tatame'', para a qual trabalhava.

No dia seguinte, porém, o repórter recebeu uma ligação de Anderson, pedindo que não colocasse a tal foto na capa. A preocupação do lutador era se tornar alvo de traficantes, por estar vestido com o uniforme de seus maiores inimigos e ter se mudado à época para o Rio.

Ao pesar os números da violência do Rio, Marcelo não teve como negar o pedido do lutador.

Além do ''causo'' do ''Spider'' e o BOPE, o livro traz dezenas de outras divertidas histórias de bastidores com centenas de personagens, contadas do ponto de vista de um pioneiro repórter que começou a carreira na época em que o MMA não tinha o glamour de hoje em dia, com muitas de suas coberturas feitas à base de bate-e-volta de ônibus entre Rio para São Paulo, entre muitas outras aventuras.

O lançamento do livro, em São Paulo, acontece nesta sexta-feira, a partir das 19h, na Saraiva Megastore do Shopping Ibirapuera, onde o autor autografará os livros.