Blog do Ohata

Esqueça May-Mac: Você tem 6 bons motivos para esquecer dessa luta no sábado

Eduardo Ohata

May-Mac ficou com toda a fama. Mas não se engane, a luta de boxe do ano, mesmo, é o duelo entre os pesos médios Saul ''Canelo'' Alvarez-Gennady ''Triple G'' Golovkin, que será disputado neste sábado à noite (com Fox Sports), também em Las Vegas (EUA). Confira abaixo os seis principais motivos:

Canelo (à esq.) e Golovkin durante encarada
Crédito: John Gurzinski/AFP

Pedigree: May-Mac pôs frente a frente um dos melhores boxeadores da história frente a um falastrão que estreou no ringue naquela luta. Canelo-Triple opõe o mexicano dono do cinturão reconhecido pela revista ''The Ring'' contra o cazaque que tem os cinturões das três principais entidades do boxe (CMB, AMB e FIB). A luta deste sábado definirá quem, de fato, é ''o cara'' a ser batido em uma das divisões mais glamourosas da nobre arte.

Suspense: O resultado de May-Mac já estava predeterminado desde que o contrato foi assinado, o suspense ficou por conta de como o irlandês perderia. Canelo-Triple G é uma luta parelha, difícil de prever o vencedor. Eu acho, não tenho certeza, que Golovkin ganha.

Emoção: May-Mac foi, apesar do aparente sucesso de McGregor nos três primeiros assaltos, um jogo de xadrez controlado por Mayweather. O técnico de Golovkin lembra que Triple G tem um estilo mexicano (brigador); o time de Canelo, por sua vez, aponta que ele tem não apenas o estilo mexicano, mas que ele é mexicano. As características apontam para um duelo agressivo, e não para dança e tática sobre o ringue neste sábado.

Drama: May-Mac reuniu dois protagonistas com muito carisma. Canelo-Triple G não conseguem competir nesse quesito. Mas a luta também tem um toque de drama, com consequências que se estenderão além do ringue: Canelo é a galinha dos ovos de ouro da Golden Boy Promotions, de Oscar de la Hoya, será um baque uma eventual derrota do mexicano.

Relevância: De antemão se sabia que o futuro de May era a aposentadoria, e de Mac, uma nota de rodapé na história do boxe. Muito do futuro do boxe ficará sobre os ombros do vencedor de Canelo-Triple G.

Seu bolso: May-Mac foi comercializado em pay-per-view. No Brasil, Canelo-Golovkin será exibido via TV por assinatura tradicional.