Blog do Ohata

Canelo-Golovkin beneficiou brasileiros medalhistas por tabela. Confira como

Eduardo Ohata

Antes mesmo de acontecer, a superluta de boxe entre Saul ''Canelo'' Alvarez e Gennady Golovkin, que terminou em empate, em Las Vegas, na madrugada deste domingo, beneficiou o brasileiro campeão mundial amador, Everton Lopes, e o brasileiro medalha de bronze na Olimpíada de Londres-12, Yamaguchi Falcão.

Graças a Canelo-Golovkin, por tabela, Lopes e Yamaguchi ganharam uma importante janela para ter seus combates transmitidos em rede nacional nos EUA, América Latina, Canadá, Caribe, Austrália e parte da Ásia.

Lopes, por exemplo, participará da programação da Golden Boy Promotions a ser exibido pelaESPN, no próximo dia 30, inclusive para o Brasil. A previsão é de que o combate de Lopes abra a parte televisionada da programação, que começa às 23h.

Mas o que isso tem a ver com Canelo-Golovkin?

Para começar, Canelo, Everton e Yamaguchi são contratados da empresa promotora Golden Boy Promotions, de Oscar de la Hoya.

Não é segredo que De la Hoya adiou o máximo que pôde o duelo de Canelo com o cazaque Golovkin. Afinal, Canelo é a ''galinha dos ovos de ouro'' de De la Hoya. Provavelmente, além do temor por uma eventual derrota de Canelo, passou pela cabeça de De la Hoya o fato de não ter conseguido transformar nenhum outro outro contratado em lutadores que transcendem o boxe, capturam a imaginação de quem não segue o boxe e que seguem em seus auges.

Assim, antes de oficializar o inevitável duelo com Golovkin, a Golden Boy Promotions anunciou um acordo com a ESPN,o  que  passou a proporcionar mais datas na TV a seus contratados, visibilidade e acelera o processo de transformá-los em ''nomes'' conhecidos. Até então a Golden Boy tinha datas na Estrella TV, de bem menor alcance, e HBO, com tradição no boxe, mas com poucas datas.

O próprio De la Hoya explicou que o acordo com a ESPN tem como objetivo fazer seus lutadores crescerem como atrações.

Yamaguchi tomou vantagem da sua oportunidade ao vencer o americano Morgan Fitch, seu melhor adversário, em setembro.

Agora chegou a vez de Everton, que passou por cirurgias nos ombros em março e junho do ano passado e voltou a lutar em setembro.

''Passei por duas cirurgias nos ombros porque tive síndrome do impacto, não conseguia treinar por causa das dores. [Agora] meus ombros estão bem, os treinos foram bons. A cada dia trabalho para não ter a lesão novamente'', explicou Everton ao blog.