Blog do Ohata

Apesar de costura política, eleição não mostra unanimidade de Galiotte

Eduardo Ohata

Após uma costura política nos bastidores do Palmeiras, o resultado da eleição dos conselheiros vitalícios no clube, com 6 eleitos entre 13 candidatos, nesta segunda (25), foi visto como um termômetro da popularidade do presidente, Mauricio Galiotte, que apontou não haver uma unanimidade.

Uma possível eleição de uma maioria já era apontada como um gesto de aglutinação do conselho deliberativo em torno de Galiotte.

Galiotte, o presidente do conselho deliberativo, Seraphim del Grande, e Mustafá Contursi, cartola influente nos bastidores do Parque Antarctica, além de candidatos a vitalício de diversas correntes políticas se reuniram semana retrasada. A orientação foi para que não importasse as filiações, para que todos os 13 candidatos trabalhassem inclusive com as bases políticas pela eleição de todos candidatos.

O discurso em uníssono foi interpretado no clube como mostra de que as lideranças da base que elegeu Galiotte, em uma até certo ponto surpreendente candidatura única, permanece unida e ''fala a mesma língua'', apesar de discordâncias pontuais. Porém as bases não obedeceram as orientações. A decepção de conselheiros com o futebol foi apontado como um dos possíveis motivos.

A eleição de conselheiros vitalícios parece fácil, mas não é. Para um candidato ser eleito vitalício era necessário a maioria simples.

Ou seja, metade do quórum presente nesta segunda, no caso 234 conselheiros, mais pelo menos um voto, ou seja, no mínimo 118 votos. Membros de grupos contrários à eleição de vitalícios assinaram a lista de presença, aumentando o quórum, e depois deixaram o local, dificultando a obtenção do piso para que um conselheiro se tornasse vitalício.

O filho do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero Filho, era um dos candidatos, mas não foi eleito, pois reuniu 111 votos. Em sua tentativa anterior, Del Nero Filho não havia conseguido ser eleito, e havia sido colocado em dúvida se participaria, ou não, desse pleito.

Marco Polo del Nero, o pai, participou da votação, foi bem recebido pelos colegas e, de forma discreta, pediu votos para o filho.

Foram eleitos Paulo Roberto Buosi (Academia), com 163 votos; Vittorio Pescosolido (União Verde e Branca), com 149 votos; Alessandro Donadio (Academia), com 136 votos; Frederico Carbone Filho (Palmeiras Forte), com 130 votos; Sergio Orciuolo (Palmeiras Forte), com 129 votos, um dos mais festejados; e Sergio Ferreira de Campos (Palestra).