Blog do Ohata

Brasileiro que derrotou último algoz de Manny Pacquiao volta a lutar hoje

Eduardo Ohata

O baiano Everton Lopes foi o primeiro brasileiro campeão mundial amador na história.

Foi justamente em sua campanha para chegar ao título, em Baku-2011, que o brasileiro derrotou por 22 pontos a 10 Jeff Horn. Quem é Horn? Ninguém menos do que o australiano que em sua última luta tomou o cinturão dos meio-médios de Manny ''Pacman'' Pacquiao.

Além de ter batido Horn, Everton venceu no amadorismo outros que viriam a ser campeões mundiais, como o mexicano Francisco Vargas, que conquistou o título superna do CMB, e o porto-riquenho José Pedraza, que ganhou a versão do cinturão superpena da FIB.

Everton, que é promovido pela Golden Boy Promotions, do ex-campeão mundial Oscar de la Hoya, é treinado por Manny Robles, o mesmo dos campeões da OMB Oscar Valdez (pena) e Jessie Magdaleno (supergalo), além do irlandês Michael Conlan, que ficou famoso na Rio-2016 por ter mostrado o dedo em riste para os jurados após ser eliminado.

Com tudo isso, como é que Everton ''sumiu do mapa'' nos últimos tempos?

É que depois de vencer suas quatro primeiras lutas profissionais, o baiano ficou dois anos parado por conta de síndrome de estresse no ombro. Após duas cirurgias, em março e junho do ano passado, Everton retornou com uma vitória por nocaute, no início deste mês, em 1º de setembro.

''Não fico chateado por ter ficado dois anos parado porque o que aconteceu não foi culpa minha'', disse Everton ao blog. ''Mas sei que tenho potencial para chegar a ser campeão do mundo, estou me empenhando ao máximo para que isso aconteça.''

A Golden Boy Promotions programou sua segunda luta de volta para esta noite. A ESPN transmite a programação ao vivo para o Brasil, a partir das 23h.

O duelo de Everton com o mexicano Rafael ''Dinamita'' Reyes está marcado na programação oficial como ''swing bout'', luta de encaixe exibida caso um dos dois combates principais termine antes do limite. A boa notícia é que o primeiro deles traz dois pegadores com estilos agressivos, o que torna grande as chances de acontecer um nocaute já nesse combate.