Blog do Ohata

‘Malhação’ com pancadaria mostra transição do jiu-jitsu para o MMA

Eduardo Ohata

A série documental ''Do BJJ ao MMA'', que estreou no canal Combate, pode ser definida como ''Malhação'' com pancadaria.

Dirigida e roteirizada por Daniel Billio, a produção é uma grata surpresa. A série segue o dia-a-dia de Bruno Malfacine e Rodolfo Vieira, atletas originários do brazilian jiu-jitsu que dão os primeiros passos no mundo do MMA. O objetivo é mostrar a dificuldade,  especialmente técnica, para a transição. Tinha potencial para se tornar um programa chato, mas é entregue um produto divertido.

Cada episódio intercala as histórias do determinado Malfacine, dono de nove títulos mundiais de BJJ na categoria galo, e do ''meninão'' Vieira. De forma leve, o núcleo Malfacine, enriquecido pelo hoje treinador da American Top Team Ricardo Libório, traz a dramaticidade, enquanto o de Vieira, que forma uma divertida dupla com o ''Argentino Gente Boa'' Santiago Ponzinibbio, e às vezes um simpático trio com Antonio Carlos ''Cara de Sapato'', é marcado por um clima de comédia que flui naturalmente.

A série permite várias camadas de leitura. Quem ainda conhece pouco de luta vai se entreter pelo que acontece fora dos tatames, já que as cenas que envolvem questões mais técnicas são cirúrgicas, não se arrastam além do necessário. Quem conhece o mundo da luta vai achar muitos ''eastern eggs'', como o multicampeão de bjj Ary Farias dividindo o vestiário em uma competição de MMA com Vieira, ou o ex-campeão  dos pesados do UFC Junior Cigano compartilhando o tatame com os personagens. Ou seja, a série contempla o entretenimento, flui confortavelmente, mas não esquece de seu objetivo original.

''Do BJJ ao MMA'' não deixa absolutamente nada a dever ao melhor que o UFC já produziu no exterior.

 

Tags : UFC