Blog do Ohata

Até CBF participará de discussão sobre COB no DF que questionará eleições

Eduardo Ohata

Até mesmo a CBF, que costuma não se envolver em assuntos do Comitê Olímpico do Brasil, confirmou que enviará representante à mesa-redonda convocada pela ﹰCâmara dos ﹰDeputados para o próximo dia 21.

A pauta da mesa-redonda, que a grosso modo será uma audiência pública na qual mais pessoas poderão se manifestar além de deputados e cartolas inquiridos, foca na situação do COB e tocará na composição de seu colégio eleitoral. A convocação foi pedida pelos deputados João Derly (Rede-RS) e Helio Leite (DEM-PA).

Projeto de lei do deputado Delei (PTB-RJ) quer ampliar o colégio eleitoral do COB e confederações para permitir a participação massiva de atletas, treinadores e outros desportistas, não apenas como eleitores, mas até como candidatos.

ONGs como Atletas pelo Brasil e Sou do Esporte também defendem a democratização dos pleitos, hoje concentrados em presidentes de confederações esportivas e federações.

Já confirmaram presença o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira; o representante da CBF, Leonardo Zanconato Freire Ferraz; e Sami Arap Sobrinho, representante da Confederação Brasileira de Rúgbi.

Varios presidentes de confederações participarão, como José Luiz Vasconcelos (Ciclismo), Durval Luz Balen  (Tiro Esportivo), Francisco Carvalho (Badminton), Marco La Porta (Triatlo), Renata Bradford (Montanhismo e Escalada) e Stefano Arnhold (Desportos na Neve).

Atletas, ex-atletas, como Hugo Parisi (Saltos ornamentais), Jaqueline (vôlei de praia), Luiz Lima (natação) e até um técnico, Bebeto de Freitas, também participarão.