Blog do Ohata

Brasileiro, filho de algoz de Popó, aquece ringue para carrasco de Pacquiao

Eduardo Ohata

O brasileiro Aélio Mesquita Neto ''aquece'' o ringue na manhã desta quarta (13), na Austrália, para a primeira defesa do título meio-médio da OMB do lutador da casa Jeff Horn, que tomou o cinturão do filipino Manny ''Pacman'' Pacquiao. A programação será transmitida pelo canal SporTV 3, a partir das 8h (horário de Brasília).

''Biro'', como é conhecido o boxeador brasileiro invicto em 16 lutas, é filho de uma das principais promessas do boxe nacional na década de 90: Edson ''Xuxa'' do Nascimento.

''Xuxa'' foi um dos quatro lutadores a vencer no amadorismo o futuro bicampeão mundial Popó. No profissionalismo, ''Xuxa'' chegou a ficar durante um longo período entre os 10 primeiros no ranking mundial da Associação Mundial de Boxe, foi dirigido pelo mesmo manager do supercampeão Eder Jofre, Abraham Katzenelson (e seu filho Mauro), chegou a assinar contrato promocional com o todo poderoso da época, Don King, mas nunca recebeu chance para lutar pelo título, e se aposentou com um cartel invicto de 48 lutas. A título de comparação (estritamente) dos números do seu cartel, o multicampeão Floyd ''Money'' Mayweather, por exemplo, pendurou as luvas com 50 lutas.

O pai indica que é mais difícil ver o filho lutar, à distância, em um combate internacional, do que quando ele mesmo subia ao ringue.

''Tô apreensivo. O Biro já lutou com estrangeiro, mas fora do país é a primeira vez, é novidade para ele'', admite ''Xuxa''. ''Fico mais nervoso do que na minha época. Se tivesse a experiência que eu tenho, ficaria mais tranquilo. Mas tudo vai dar certo, ele tem uma cabeça boa, está acompanhado do meu outro filho, o Patrick. Acredito que fará uma boa luta, espero que saia com a vitória.''

''Biro'' falou sobre a expectativa de lutar em uma programação grande como essa, a primeira defesa de Horn, frente ao britânico Gary Corcoran, e, claro, a influência do pai em sua carreira.

''É bem bacana estar em um show desse tamanho, ter a oportunidade de o mundo ver minha luta'', comentou ''Biro'' ao blog. ''Quando saí daí, meu pai conversou bastante comigo, orientou a lutar para mim, e não para o público, ele conhece o caminho das pedras. Saindo vencedor, fico mais próximo de uma disputa de título, que é um sonho que tenho desde pequeno e quero fazer pela minha família.''