Blog do Ohata

No Brasil, Fox Sports é comprado pelo Grupo Disney, proprietário da ESPN

Eduardo Ohata

A aquisição da Fox pelo Grupo Disney incluiu a compra do canal Fox Sports nos chamados territórios (regiões e países), inclusive no Brasil. Porém, conforme noticiado nos últimos dias, a Fox manteve nos EUA o canal esportivo FS1.

O canal FS1, exibido dentro dos EUA, e os ''territórios'' são propriedades diferentes.

O Grupo Disney deixou muito claro que adquiriu os canais Fox Sports fora dos EUA ao afirmar, em comunicado, que faz parte do pacote que adquiriu os canais regionais do Fox Sports. A nota menciona que a combinação de propriedades da Fox com a ESPN, inclusive, possibilitará a criação de novos e atraentes produtos ao público.

As equipes do Fox Sports e ESPN no Brasil tiveram a informação da aquisição no país confirmada nos últimos dias. O assunto foi tratado de modo a tentar conter circulação de boatos, que poderiam prejudicar o clima de trabalho entre seus profissionais.

O fato de a Fox reter nos EUA o FS1 e os canais que foram negociados nos territórios se chamarem ''Fox Sports'' gerou uma situação, no mínimo, curiosa: No médio para longo prazo, é quase que inevitável que esses canais mudem de nome nesses países e regiões, ou funcionariam como ''propaganda'' pela Disney de um grupo concorrente.

Mas o telespectador deve estar se perguntando o que muda nas programações no curto para médio prazo. Confira nesta matéria.