Órgão da Fifa e CBF derrubam regra de 5 substituições no Estadual do Rio
Eduardo Ohata
A Federação de Futebol do Rio de Janeiro, interpelada pela IFAB (International Football Association Board), órgão que regulamenta as regras do futebol, e pela CBF, cancelou a regra anunciada como novidade para esta temporada que permitia até cinco substituições nas partidas do Estadual do Rio.
A entidade explica que não tinha conhecimento de que o Estadual do Rio constava das exceções à regra que permite até cinco substituições em partidas de campeonatos de menor importância. No entendimento da Ferj, só faziam parte das exceções competições que davam vaga em competições continentais.
A resolução da Ferj, que derruba a regra das cinco substituições, assinada por Marcelo Carlos Nascimento Vianna, diretor do departamento de competições da Ferj, entra em vigor a partir da quarta rodada do Estadual do Rio a ser realizada no fim de semana.
A IFAB entrou em contato com Walter Feldman, secretário-geral da CBF, esclarecendo que a regra das cinco substituições não vale para competições envolvendo a equipe que disputa a divisão principal de uma federação ou confederação, o blog apurou.