Blog do Ohata

Ronda Rousey: Os 7 passos para ir de campeã do UFC a estrela do telecatch

Eduardo Ohata

A ex-campeã e estrela do UFC Ronda Rousey é um ''nome'' conhecido, que ao ser contratada pela WWE automaticamente atraiu a atenção do público em geral à programação da empresa. Sua estreia acontece neste domingo (8) no evento Wrestlemania. Mas só o ''nome'' de Ronda e o fator novidade são o suficiente para mantê-la como uma atração de sucesso no telecatch no longo prazo? Não!

Por isso, a WWE tem colocado em prática uma estratégia para Ronda evoluir como lutadora de telecatch ao mesmo tempo em que desenha o seu futuro dentro da companhia. Veja abaixo os sete principais passos nessa direção:

1-Não reinventar a roda: Os principais ''ativos'' que Ronda traz para o telecatch são a fama e a credibilidade do mundo do MMA. A boa notícia é que a WWE entendeu isso, e não deu a Ronda algum finalizador vistoso e acrobático. O perfil de ''Rowdy'' Ronda no site da WWE na internet informa que seu principal golpe é a boa e velha ''chave-de-braço''

2-Calma aí: Ronda entrou muda e saiu calada em sua estreia no evento Royal Rumble, em janeiro (vídeo acima). Apesar da presença de Ronda em vários segmentos, ação foi sempre conduzida por terceiros e as falas de Ronda mantidas no mínimo necessário para não ''queimá-la''.

3- A WWE escalou Ronda, mas preferiu não transmitir o segmento na TV: Quem acompanhou pela TV o programa ''Raw'' de 19 de março pela TV ficou confuso. Foi anunciada a presença de Ronda, divulgadas fotos de sua participação, mas só quem estava no ginásio acompanhou a ação contra Dona Brooks. Serviu para acostumar Ronda a atuar, no sentido literal da palavra, em frente ao público do telecatch, e ao mesmo tempo evitou expor ao grande público eventuais erros de uma iniciante.

4-Aprender a 'falar' e a improvisar:  Por serem ao vivo, Ronda admite que é mais difícil representar em segmentos do telecatch do que no cinema, onde um erro no set pode ser corrigido no take seguinte. Ronda demorou a ''falar'', mas no episódio de 26 de março do ''Raw'', Ronda mostrou que aprendeu a provocar reações do público com simples gestos, e a ''falar'' ao microfone, fazendo pausas que causam suspense, quando dividiu o ringue com as integrantes do grupo Absolution.

5-Planejamento a longo prazo: A rival de Ronda no Wrestlemania, Stephanie McMahon, não é uma atleta regular, mas a filha do dono da WWE, com participações reservadas a eventos especiais. Por isso, a empresa de telecatch aumentou o universo de Ronda, criando espaço para possíveis futuras rivalidades após o evento Wrestlemania, contra Dona Brooks e o Absolution. Qual a fé que a WWE deposita em Ronda? Ingressos do evento Survivor Series, marcado para novembro, trazem uma foto de Ronda

6-Telecatch não é MMA: Alguns vídeos dos treinamentos de Ronda foram divulgados (como este acima). O que dá para perceber claramente examinando-os é que a ex-campeã do UFC, ao contrário do que ocorria no UFC, tem trabalhado como aplicar golpes nas colegas de companhia sem machucá-las, adotando, por exemplo, o macete de atingir uma superfície plana com outra (ao agarrar a rival no ar e jogá-la de costas para a lona, ou acertar um clothesline, golpe com o qual atinge o peitoral da rival com seu antebraço).

7-Estreia em grande estilo: A WWE reservou para Ronda espaço precioso no principal evento de telecatch do ano, a Wrestlemania, neste domingo (8), em Nova Orleans. O efeito desse passo, nem Ronda sabe ainda como será, mas público e crítica especializada responderão dentro de algumas horas.