Blog do Ohata

Principal canal do boxe nos EUA exibe luta feminina pela 1ª vez em 45 anos

Eduardo Ohata

Quando Cecilia Braekhus subir ao ringue neste sábado (5) para defender seus títulos meio-médios contra a desafiante Kali Reis, quebrará um tabu de 45 anos. Será a primeira vez que a HBO, canal mais associado às transmissões de boxe nos Estados Unidos, exibirá uma luta feminina ao vivo desde que começou a exibir pugilismo.

O duelo será a principal preliminar da defesa dos títulos dos médios daquele que é considerado o melhor boxeador da atualidade, o peso médio Gennady Golovkin, contra o desafiante Vanes Martirosyan, em Los Angeles.

Cecilia, 36, é considerada a melhor boxeadora do planeta , está invicta em 32 lutas (9 nocautes) e tem 22 vitórias em combates válidos por títulos mundiais. Ela tem os cinturões do Conselho Mundial de Boxe, Associação Mundial de Boxe, Federação Internacional de Boxe, Organização Mundial de Boxe e Organização Internacional de Boxe.

Mas não foi só seu cartel que ajudou a derrubar o tabu de décadas, mas um pouco de sorte, estar na hora certa no local certo, e certos aspectos comerciais.

''Esta é uma grande oportunidade não apenas para Cecilia, mas para o boxe feminino. Originalmente, o [supermosca Roman Gonzalez] ''Chocolatito'' faria a principal preliminar, mas infelizmente a situação política na Nicarágua o impediu de obter o visto a tempo, o que abriu a porta para Cecilia'', explicou Tom Loeffler, diretor da empresa que promove a programação, durante teleconferência. ''Sua luta [de Cecilia] seria transmitida via pay-per-view, ela lota ginásios com capacidade para 10 mil pessoas [na Noruega] e atrai bons índices de audiência, o que é parte do mercado internacional de pay-per-view. Ela é a única boxeadora que tem mais cinturões do que Triplo G [Golovkin], tem personalidade para ser estrela e enfrenta uma rival dura, Kali, ex-campeã dos médios.''

Cecilia agradeceu à HBO pela oportunidade histórica por meio de sua conta no Twitter. ''Estou muito orgulhosa por ser parte da primeira transmissão [de uma luta feminina] na HBO, nunca desista de seus sonhos'', comemorou, ao mesmo tempo em que deu uma alfinetada. ''Tudo o que posso dizer é, 'já era tempo'.''