Blog do Ohata

Jô Soares fecha com Fox Sports e participará da cobertura da Copa do Mundo

Eduardo Ohata

O canal Fox Sports fechou com  Soares para participar da cobertura da Copa do Mundo da Rússia. Porém o autor e humorista não foi contratado para comentar jogos, mas para participar do ''Debate Final'', programa que contará durante a Copa com renomados técnicos de futebol do país. O objetivo ao escalar o humorista, autor e apresentador para esse programa foi utilizar da melhor forma a sua reconhecida bagagem cultural, humor e espírito crítico.

''O que mais me atrai é o desafio'' explica Jô Soares, em comunicado que o Fox Sports irá enviar para a imprensa e que o UOL Esporte já teve acesso. ''Não consigo dispensar um convite para falar sobre um assunto que sempre me fascinou com a possibilidade de errar. Tudo isso, me divertindo muito'', afirmou ainda Jô, que estreou no último dia 5 a peça ''A Noite de 16 de Janeiro'', na qual atua e dirige, no Teatro Tuca, em São Paulo.

Desde o início, para quem pilotava a negociação do lado da emissora, a ideia era  Soares mostrar na programação sua visão de mundo, em especial a sua leitura dos acontecimentos ligados ao Mundial da Rússia.

''Poder contar com esse grande nome numa cobertura dessa grandeza, com possibilidade de compartilhar a visão de um dos maiores gênios do país, é algo maravilhoso'', comemorou Eduardo Zebini, vice-presidente sênior do Fox Sports no Brasil, em comunicado da empresa. ''Ter a oportunidade de ouvi-lo falando algo sobre algo que gosta muito está sendo prazerosa desde nossa primeira conversa, e mal posso imaginar como será na Copa''.

O humorista imortalizou vários personagens ou bordões ligados ao futebol durante sua carreira na TV, como o mordomo Gordon, inspirado no goleiro inglês Gordon Banks, da ''Família Trapo'', programa criado por Jô Soares e Carlos Alberto de Nóbrega. No humorístico ''Viva o Gordo'', na época da Copa de 82, Jô Soares deu vida ao personagem Zé da Galera, inspirado no torcedor brasileiro e que cobrava mais ofensividade do então técnico da seleção, Telê Santana, com o bordão ''Bota ponta, Telê!''. Já na Copa do Mundo de 1994, o apresentador comandou o talk show ''Jô na Copa'', no SBT, direto dos Estados Unidos.

O Maracanazo, derrota da seleção de virada para o Uruguai por 2 a 1 na final da Copa de 50, no Maracanã, foi acompanhada in loco por um jovem Jô Soares, que anos depois produziu ''A Copa que Ninguém Viu e a que Não Queremos Lembrar'', que reúne crônicas do apresentador, Armando Nogueira e Roberto Muylaert, sobre os Mundiais de 50 e 54, quando o Brasil foi eliminado pela Hungria nas quartas-de-final.

Os canais Fox Sports exibirão todos os jogos da Copa do Mundo após assinar contrato de sublicenciamento com o Grupo Globo. O Mundial tem papel estratégico no lançamento do aplicativo Fox+, por meio do qual o grupo oferece jogos da Copa sem a necessidade de assinatura de um pacote na TV paga.

Um dos técnicos que já revelou ter assinado com o Fox Sports é Vanderlei Luxemburgo para reforçar o elenco de comentaristas durante a Copa.