Blog do Ohata

Quem é a ‘Mayweather de saias’ e o que ela pensa do desafio de Cris Cyborg

Eduardo Ohata

Imagem: Harry How/Getty Images

A colombiana naturalizada norueguesa Cecilia Braekhus, 36, é o mais próximo que há de uma versão feminina de Floyd Mayweather Jr. Invicta em 33 lutas, é dona dos cinco principais cinturões do boxe na categoria dos meio-médios (CMB, AMB, FIB, OMB e IBO), além de ser considerada pela ''The Ring'' a melhor lutadora feminina, independente de categoria de peso, desde que a publicação especializada passou a publicar um ranking, na edição de fevereiro de 2014.

É justamente Cecília que está na mira da brasileira campeã pena do UFC Cris Cyborg, que decidiu não renovar com o UFC para migrar para os ringues de boxe. Eleita ''lutadora do ano'' pela Associação de Cronistas de Boxe da América, Cecilia conhece Cyborg e está a par de que está na mira da brasileira.

O que a ''Primeira Dama do Boxe'', como ela também é conhecida, acha disso?

''Eu adoraria lutar com Cyborg'', revelou Cecilia à ''The Ring''. E o motivo envolve uma certa ironia. Cecilia acompanhou Cyborg e Holly Holm, com quem chegou a negociar para se enfrentarem no boxe, fazerem a luta de fundo do UFC 219 na T-Mobile Arena, em 30 de dezembro de 2017, em Las Vegas.

Imagem: Harry How/Getty Images

Foi aí que Cecilia tomou consciência de onde um duelo entre duas mulheres poderia chegar em termos de atenção e reconhecimento, além do sucesso comercial. ''[O ex-campeão dos pesados] Wladimir Klitschko me disse que uma porta que se fecha é outra que se abre, e é isso que está acontecendo para nós duas, não sei o que teria sido se tivesse enfrentado Holly, mas [agora] eu adoraria enfrentar Cyborg'', revelou Cecilia, campeã desde 2009.

Se o duelo com Cyborg, que guardadas as devidas proporções, lembra um pouco o desafio entre Conor McGregor a Mayweather Jr., não sair do papel, Cecilia tem outras opções, como a americana Claressa Shields, que se sagrou bicampeã olímpica na Rio-2016, está invicta como profissional e quer enfrentar em um desafio em um peso combinado a primeira mulher a ter uma luta transmitida ao vivo pelo canal HBO em 45 anos. Ela tem ainda em sua lista Layla McCarter e Christina Hammer, dona de cinturões na categoria dos médios.

Em tom de brincadeira, Cecilia diz que só tem um problema, onde guardar seus cinturões. ''E eles são muito pesados também [para carregar]…'', completa.