Blog do Ohata

Algoz de Esquiva busca luta com Gennady Golovkin e põe brasileiro na fila

Eduardo Ohata

Ryota Murata, campeão dos médios pela AMB, busca uma luta com o campeão unificado dos médios Gennady Golovkin, o que coloca em risco a oportunidade de Esquiva Falcão desafiar o japonês pelo cinturão, que seria também uma revanche da final da Olimpíada de Londres-2012, vencida por Murata. O blog havia revelado que a Top Rank, firma que promove a carreira de Esquiva, descartara para o futuro imediato um combate pelo cinturão envolvendo o brasileiro.

''O lutador que quero enfrentar é Golovkin'', confirmou Murata à publicação especializada ''The Ring''. Segundo a publicação, o promotor de Golovkin, Tom Loeffler, expressou interesse em organizar um duelo entre Golovkin e Murata no Tokyo Dome, talvez até o final deste ano. Golovkin é considerado o melhor lutador da atualidade, independente de categoria de peso segundo a ''The Ring''.

Akihito Honda, presidente da Teiken Promotions, rejeitou a proposta da co-promotora Top Rank, de fazer uma luta entre Murata e Esquiva. A dupla protagonizou a final olímpica dos Jogos de Londres-2012, vencida por pontos pelo japonês.

De acordo com Honda, ''estamos prontos para voltar ao ringue em setembro ou outubro, no MGM, em Las Vegas, se possível contra um americano. Queremos uma boa performance nos EUA e então enfrentar Golovkin o mais rápido possível''.

Esquiva acusa a equipe de Ryota de estar pensando apenas no dinheiro ao traçar essa estratégia de tentar uma luta com Golovkin, mas que isso não o impedirá de ser campeão.

''Meu foco é ser campeão mundial, se não for contra ele [Ryota], pode ser contra outro, existem quatro cinturões mundiais'', argumentou Esquiva. ''Se eu o enfrentar, vou vencer, porque estou bem preparado; sei que ele quer lutar com o Golovkin porque um combate com ele dá uma bolsa de US$ 10 milhões, e comigo, que por enquanto não sou tão conhecido, ele não receberia uma bolsa dessas.''