Blog do Ohata

Transferência de CR7 faz TVs se movimentarem pelo Italiano no Brasil

Eduardo Ohata

A transferência de Cristiano Ronaldo do Real Madrid para a Juventus abriu o apetite das emissoras brasileiras de TV pelos direitos do Campeonato Italiano. O blog apurou que após o anúncio oficial da transação, realizado nesta terça-feira (10), pelo menos três executivos dispararam ligações até o início da tarde de quarta-feira sondando representantes da Série A sobre as condições de negociação.

Os direitos ofertados pela IMG ao Brasil são válidos por três temporadas, começando com a atual, 2018/2019, e serão negociados diretamente com as TVs, sem a realização de um leilão, dado o pouco tempo hábil até seu início – o campeonato começa no fim de semana dos dias 18 e 19 de agosto. Conversas que já estavam em andamento entre IMG e emissoras brasileiras antes do anúncio da transferência continuarão acontecendo.

Até canais que demonstraram pouco interesse no período anterior à transferência do português entraram em contato para se atualizar sobre os detalhes, o que foi festejado pelos representantes da Série A. Como não poderia deixar de ser, quem detém os direitos explica em tom claramente otimista ter ganhado maior poder de argumentação e barganha depois da ida de Cristiano Ronaldo para a Juventus.

O encavalamento da disputa de vários direitos de TV nos últimos meses é reconhecido como um fator que dificultou as negociações. O Campeonato Francês, do PSG de Neymar, para citar apenas um exemplo, é outro campeonato europeu cujos direitos ficaram sem dono, cujo pontapé inicial acontece dentro de poucas semanas e que não foi fechado até o momento com nenhuma emissora no Brasil.

Os direitos do Italiano até a última temporada (2017/18) pertenciam no Brasil ao Fox Sports, que os sublicenciava à ESPN.