Blog do Ohata http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br Cobertura de esportes olímpicos, lutas, bem como na garimpagem de histórias saborosas do esporte. Tue, 12 Dec 2017 20:54:32 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Vitória do Grêmio no Mundial quase dobra audiência da Globo em Porto Alegre http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/12/vitoria-do-gremio-no-mundial-quase-dobra-audiencia-da-globo-em-porto-alegre/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/12/vitoria-do-gremio-no-mundial-quase-dobra-audiencia-da-globo-em-porto-alegre/#respond Tue, 12 Dec 2017 20:44:41 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=9650 A vitória do Grêmio sobre o Pachuca, em sua estreia no Mundial de Clubes da Fifa, na tarde desta terça-feira (12), rendeu à Globo quase que o dobro da audiência em comparação ao habitual do horário.

Foram 37 pontos, 18 a mais do que a média das últimas quartas-feiras, segundo prévia medida pelo Ibope Kantar.

Em São Paulo, a média foi de 15 pontos e no Rio, 19. Nos dois, a audiência foi um ponto maior do que a média das últimas quatro terças-feiras no horário.

A partir deste ano, cada ponto de audiência corresponde a 245.702 domicílios e a 688.211 espectadores.

A Globo exibirá na TV aberta a final entre o Grêmio e o vencedor da outra semifinal entre Real Madrid  e Al Jazeera.

Após meses de negociações da Fifa, por meio da sua representante Dentsu, com emissoras brasileiras, os direitos de transmissão foram fechados com o Grupo Globo. Dada a audiência e popularidade dos jogos do Grêmio na Libertadores, especialmente na reta final, a Globo decidiu transmitir as partidas do Mundial na TV aberta. O braço esportivo da Globosat na TV por assinatura, o SporTV, também exibe a competição.

O Mundial de Clubes também atraiu a atenção do Fox Sports, que decidiu exibir todas as partidas, após sublicenciar os direitos de TV.

]]>
0
Brasileiro, filho de algoz de Popó, aquece ringue para carrasco de Pacquiao http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/12/brasileiro-filho-de-algoz-de-popo-aquece-ringue-para-carrasco-de-pacquiao/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/12/brasileiro-filho-de-algoz-de-popo-aquece-ringue-para-carrasco-de-pacquiao/#respond Tue, 12 Dec 2017 06:00:23 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=9628 O brasileiro Aélio Mesquita Neto “aquece” o ringue na manhã desta quarta (13), na Austrália, para a primeira defesa do título meio-médio da OMB do lutador da casa Jeff Horn, que tomou o cinturão do filipino Manny “Pacman” Pacquiao. A programação será transmitida pelo canal SporTV 3, a partir das 8h (horário de Brasília).

“Biro”, como é conhecido o boxeador brasileiro invicto em 16 lutas, é filho de uma das principais promessas do boxe nacional na década de 90: Edson “Xuxa” do Nascimento.

“Xuxa” foi um dos quatro lutadores a vencer no amadorismo o futuro bicampeão mundial Popó. No profissionalismo, “Xuxa” chegou a ficar durante um longo período entre os 10 primeiros no ranking mundial da Associação Mundial de Boxe, foi dirigido pelo mesmo manager do supercampeão Eder Jofre, Abraham Katzenelson (e seu filho Mauro), chegou a assinar contrato promocional com o todo poderoso da época, Don King, mas nunca recebeu chance para lutar pelo título, e se aposentou com um cartel invicto de 48 lutas. A título de comparação (estritamente) dos números do seu cartel, o multicampeão Floyd “Money” Mayweather, por exemplo, pendurou as luvas com 50 lutas.

O pai indica que é mais difícil ver o filho lutar, à distância, em um combate internacional, do que quando ele mesmo subia ao ringue.

“Tô apreensivo. O Biro já lutou com estrangeiro, mas fora do país é a primeira vez, é novidade para ele”, admite “Xuxa”. “Fico mais nervoso do que na minha época. Se tivesse a experiência que eu tenho, ficaria mais tranquilo. Mas tudo vai dar certo, ele tem uma cabeça boa, está acompanhado do meu outro filho, o Patrick. Acredito que fará uma boa luta, espero que saia com a vitória.”

“Biro” falou sobre a expectativa de lutar em uma programação grande como essa, a primeira defesa de Horn, frente ao britânico Gary Corcoran, e, claro, a influência do pai em sua carreira.

“É bem bacana estar em um show desse tamanho, ter a oportunidade de o mundo ver minha luta”, comentou “Biro” ao blog. “Quando saí daí, meu pai conversou bastante comigo, orientou a lutar para mim, e não para o público, ele conhece o caminho das pedras. Saindo vencedor, fico mais próximo de uma disputa de título, que é um sonho que tenho desde pequeno e quero fazer pela minha família.”

]]>
0
‘Globo Esporte’ não cita resultado da eleição no Santos e irrita torcedores http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/11/globo-esporte-nao-cita-resultado-da-eleicao-no-santos-e-irrita-torcedores/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/11/globo-esporte-nao-cita-resultado-da-eleicao-no-santos-e-irrita-torcedores/#respond Tue, 12 Dec 2017 01:22:25 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=9642 Torcedores santistas se irritaram ao perceber que a edição do “Globo Esporte” desta segunda-feira (11) não trouxe o resultado da eleição no Santos realizada no último sábado. Alguns deles reclamaram de “má vontade” da emissora para com o clube.

O programa vai ao ar de segunda a sábado.

Procurada pelo blog, a Globo explicou que houve um problema técnico que impossibilitou a exibição da matéria, mas que a edição desta terça-feira (13) trará uma matéria apresentando o vencedor do pleito, José Carlos Peres.

A eleição santista, inclusive o resultado, teve ampla cobertura em outras plataformas do Grupo Globo.

]]>
0
Mustafá depõe sobre caso de desvio de ingressos da Crefisa no Palmeiras http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/11/mustafa-depoe-sobre-caso-de-desvio-de-ingressos-da-crefisa-no-palmeiras/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/11/mustafa-depoe-sobre-caso-de-desvio-de-ingressos-da-crefisa-no-palmeiras/#comments Mon, 11 Dec 2017 06:00:03 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=9597 O ex-presidente do Palmeiras Mustafá Contursi depõe na tarde desta segunda-feira (11) no comitê de sindicância do conselho deliberativo do clube que investiga a comercialização irregular de ingressos que supostamente pertenciam à patrocinadora Crefisa.

Mustafá não pretende se pronunciar até o depoimento ao conselho e, eventualmente, à polícia e Ministério Público, se for convocado.

O ex-presidente participou na última sexta (8) de uma reunião de encerramento de ano organizada pelo ex-vice de futebol Roberto Frizzo, que contou com as presenças, entre outros conselheiros, do presidente da Central Sindical Brasileira, Antonio Neto, e do ex-secretário-geral do Palmeiras, Ricardo Pisani.

Nessa reunião, a interlocutores, Mustafá indicou que no depoimento deve informar o comitê de que sua cota de ingressos da Crefisa era de 50, e não 70 como divulgado, e que tem a relação de conselheiros e pessoas ligadas ao clube para quem os distribuía de forma gratuita.

Conselheiros acusam o episódio de ser uma “cortina de fumaça por conta da campanha do time”. Porém aliados mais próximos de, respectivamente, Mustafá e Leila Pereira, dona da Crefisa, admitem que o diretor de futebol do clube do Parque Antarctica, Alexandre Mattos, não foi o pivô do rompimento, e que não influenciou diretamente na eclosão da crise. Pessoas com maior trânsito junto ao ex-presidente apontam que a causa do atrito passa mais, por exemplo, pela reforma do estatuto.

 

]]>
5
Cubano que tentou desertar no Rio-07 luta por cinturão que já foi de Popó http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/09/cubano-que-tentou-desertar-no-rio-2007-luta-hoje-por-cinturao-que-ja-foi-de-popo/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/09/cubano-que-tentou-desertar-no-rio-2007-luta-hoje-por-cinturao-que-ja-foi-de-popo/#comments Sat, 09 Dec 2017 06:00:05 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=9579 Para quem não acompanha boxe, mas tem curiosidade em saber que fim levou o cubano Guilhermo Rigondeaux, que ao lado do compatriota Erislandy Lara protagonizou uma tentativa frustrada de deserção no Pan do Rio, em 2007, ele faz na madrugada deste domingo (10), com transmissão do SporTV 3 a partir das 23h55 de sábado (9), a luta mais importante da sua carreira, e um dos combates de boxe mais importantes do ano.

Trata-se de um inédito duelo, no profissionalismo, entre bicampeões olímpicos de boxe, já que seu rival, o ucraniano Vazyl Lomachenko foi ouro em Pequim-08 e Londres-2012. Combinados, os carteis amadores da dupla somam 859 vitórias e 13 derrotas.

Em 2007, Rigondeaux e Lara deixaram o alojamento e “sumiram” durante o Pan do Rio. Posteriormente foram achados pela polícia e mandados de volta para Cuba, o que gerou muita polêmica. Enquanto o governo da época, que mantinha fortes laços com Cuba, afirmava que os boxeadores pediram para voltar ao país, muitos falavam que foi uma deportação. De toda a forma, os dois posteriormente deram um jeito de fugir de Cuba, assinaram contratos no pugilismo profissional e conquistaram cinturões mundiais.

Rigondeaux invocou os percalços a que foi submetido para chegar onde está, durante teleconferência com jornalistas há pouco dias, ao ser questionado sobre a falta de reconhecimento que recebeu ao longo de sua carreira profissional.

“Já passei por muitas adversidades na minha vida, então não perco meu tempo pensando sobre isso [reconhecimento da parte dos críticos]”, respondeu.

Dono do cinturão dos supergalos da OMB, Rigondeaux é conhecido como um especialista defensivo cujas lutas são “chatas”. Mas não quer dizer que não tenha pegada. Em 2007, antes de ele tentar desertar, o blogueiro acompanhou uma sessão de treino de Rigondeaux na academia Delfim, no Rio, na qual um jovem e encorpado sparring ousou, acertou um golpe que incomodou o cubano, que logo depois nocauteou o inexperiente parceiro de treino com uma sequência que começou com um potente golpe na linha de cintura.

De fato, três das últimas cinco lutas de Rigondeaux, 37, terminaram antes do fim do segundo assalto e um quarta adversário, Hisashi Amagasa, deixou o ringue com uma fratura no maxilar (apesar de ter derrubado Rigondeaux duas vezes no sétimo assalto).

Mas, ao contrário de Lomachenko, que é mais proativo e “busca” a luta, Rigondeaux gosta de boxear em seu próprio ritmo, é contragolpeador, com uma mentalidade defensiva, categoria na qual é mestre, além de contar com, conforme já foi apontado, golpes debilitantes, especialmente na linha de cintura.

Lomachenko, campeão superpena pela OMB, título que já foi do brasileiro Popó, dominou amplamente suas últimas lutas. Tanto que seus três últimos rivais (Nicholas Walters, Jason Sosa e Miguel Marriaga) desistiram durante os intervalos entre os assaltos.

Os dois se igualam em técnica e na postura canhota. Mas, além de muita precisão nos golpes, o ucraniano terá a vantagem em tamanho (Rigondeaux está subindo duas categorias de peso), altura (6 centímetros), idade (oito anos), além de estar lutando com mais frequência (Rigondeaux só tem 3 assaltos desde 2015, o que pode prejudicar um lutador que depende dos reflexos e da boa leitura do “tempo” de reação do adversário; no mesmo período Lomachenko tem 23 assaltos) e de ter um jogo de pernas igual ou até superior.

O favorito é Lomachenko, em um duelo que não deixa de ser muito intrigante.

 

 

]]>
6
Conmebol recebe pedido de Palmeiras e avalia fazer lobby por Mundial de 51 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/08/conmebol-recebe-pedido-de-palmeiras-e-avalia-encampar-lobby-por-copa-rio-51/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/08/conmebol-recebe-pedido-de-palmeiras-e-avalia-encampar-lobby-por-copa-rio-51/#comments Fri, 08 Dec 2017 06:00:20 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=9567 O dossiê que defende a oficialização pela Fifa do título do Palmeiras da Copa Rio de 1951 como Mundial já foi recebido pela Conmebol, o blog confirmou com o cartola da entidade que intermediou o pedido. Palmeirenses de correntes rivais se uniram para requisitar lobby semelhante ao que resultou no reconhecimento pela Fifa dos títulos mundiais do São Paulo, Santos, Flamengo e Grêmio, entre outros.

O passo seguinte será a análise da argumentação e dos cinco documentos anexados para verificar o mérito do pedido palmeirense.

O cartola da Conmebol reconhece que existe mérito no pedido dos cartolas alviverdes, mas argumenta que o título do clube paulista não poderia ser incluído no pacote de títulos recentemente reconhecidos por se tratar de um outro tipo de competição, com um formato diferente, inclusive, e que por isso tem que ser analisado separadamente.

Uma particularidade sobre os títulos que foram reconhecidos em grupo pela Fifa, em outubro, após lobby da Conmebol, é de que os pedidos partiram de várias equipes, oriundas de diversos países, já que a competição intercontinental foi disputada por décadas.

Pela Copa Rio, há os esforços do Palmeiras, e eventualmente do Fluminense, que também demonstrou interesse na oficialização da chancela de Mundial para o título de 1952, cuja edição foi esvaziada, em relação à versão de 1951.

“Sim, faz mais de 60 anos da conquista da Copa Rio e o contexto era diferente, mas a arbitragem era da Fifa, o vice da Fifa Otorino Barassi estava na competição e entregou o troféu, o torneio tinha duas chaves, uma no Rio e outra em São Paulo, e contou com times campeões”, analisou Roberto Frizzo, que pilotou pesquisa sobre a Copa Rio, ao ser informado pelo blog do status do pedido.

Frizzo, do grupo Palmeiras Forte, do ex-presidente Mustafá Contursi, e Vittorio Pescosolido, da União Verde e Branca, de Luiz Gonzaga Belluzzo, autores do pedido conjunto de reconhecimento, não receberam até o momento feedback oficial da Conmebol.

O carinho dos palmeirenses pela título da Copa Rio-51 foi demonstrado pela inclusão de uma estrela vermelha no uniforme do time, como uma homenagem à conquista.

 

]]>
187
Marcelo Adnet apresentará programa de fim de noite durante a Copa no SporTV http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/07/marcelo-adnet-apresentara-programa-de-fim-de-noite-durante-a-copa-no-sportv/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/07/marcelo-adnet-apresentara-programa-de-fim-de-noite-durante-a-copa-no-sportv/#comments Thu, 07 Dec 2017 13:08:30 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=9563 O humorista Marcelo Adnet, ao lado de Felipe Andreoli, apresentador do “Esporte Espetacular”,  comandará durante a Copa do Mundo um programa de fim de noite no SporTV. Pelas características da dupla, a ideia é que o clima seja descontraído e irreverente.

A informação de que a Globo incluiu Adnet na relação dos enviados para ao Mundial foi revelada pelo colunista do UOL Flavio Ricco e confirmada pelo blog. Adnet apresenta o “Adnight Show”, um talk show cômico, na Globo.

Na Globo, o programa de fim de noite na TV aberta que discutirá a Copa do Mundo será apresentado por Tiago Leifert.

 

]]>
13
Ídolo são-paulino, Raí assumirá direção de futebol do clube do Morumbi http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/06/idolo-sao-paulino-rai-assumira-direcao-de-futebol-do-clube-do-morumbi/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/06/idolo-sao-paulino-rai-assumira-direcao-de-futebol-do-clube-do-morumbi/#comments Wed, 06 Dec 2017 19:11:49 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=9542 Um dos maiores ídolos da história do São Paulo como jogador, Raí assumirá o cargo de diretor executivo de futebol no lugar de Vinicius Pinotti, que deixou o cargo nesta quarta-feira (6). As partes envolvidas, no caso a direção do clube do Morumbi e o ex-jogador, discutiram o assunto e estão apalavrados, o blog apurou.

A expectativa é de que o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, faça o anúncio oficial na próxima segunda (11), data para quando está prevista uma reunião do Conselho de Administração do clube, do qual o campeão mundial de 1992 também é integrante.

No passado, o jogador afirmara não estar animado com a possibilidade de assumir o futebol profissional do clube do Morumbi.

Porém nas últimas semanas Raí já vinha se mostrando mais aberto à possibilidade, dizem pessoas com trânsito com o ex-jogador.

Uma aproximação de Raí ao dia-a-dia da equipe de futebol era uma plano que já era estudado pela gestão do clube tricolor. Também foi levada em consideração a sua experiência como gestor no terceiro setor, como líder da ONG Atletas pelo Brasil.

Procurado pelo blog, Raí não atendeu o celular e tampouco respondeu mensagem. O clube oficialmente não confirmou a informação.

]]>
15
Globo transmitirá na TV aberta jogos do Grêmio no Mundial de Clubes da Fifa http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/06/globo-transmitira-na-tv-aberta-jogos-do-gremio-no-mundial-de-clubes-da-fifa/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/06/globo-transmitira-na-tv-aberta-jogos-do-gremio-no-mundial-de-clubes-da-fifa/#comments Wed, 06 Dec 2017 06:00:46 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=9528 A Globo bateu o martelo que transmitirá na TV aberta todas as partidas que o Grêmio disputar no Mundial de Clubes da Fifa. A equipe de Porto Alegre estreia na próxima terça-feira, às 15h (horário de Brasília), na competição, em uma das semifinais.

Para abrir espaço na grade para acomodar a estreia do Grêmio no torneio, a emissora deixará de exibir na terça-feira o filme da “Sessão da Tarde”. Na outra semifinal, o Real Madrid já tem lugar garantido por ter se sagrado campeão da Champions.

É certo que a Globo terá de adaptar sua grade também no sábado, dia 16, quando os brasileiros disputarão a final, às 15h, ou a decisão do terceiro lugar (meio-dia).

Um fator que pesou na decisão foram os bons números de audiência alcançados pelo Grêmio na decisão da Libertadores, título que garantiu sua vaga na semifinal do Mundial de Clubes.

Em Porto Alegre, o segundo jogo da final registrou 51 pontos de audiência e 69% de participação dos televisores ligados no horário do jogo. Trata-se do recorde para uma partida de futebol na praça. O recorde anterior pertencia justamente ao primeiro jogo da final da Libertadores, que havia alcançado 47 pontos.

Em São Paulo, o jogo de volta da decisão obteve 28 pontos de audiência, 3 pontos acima da média do campeonato, e 42% de participação. No Rio, foram 29 pontos de audiência e 46% de participação.

Além do SporTV, braço na TV por assinatura da Globosat, o Fox Sports fechou acordo de sublicenciamento e exibirá todos os jogos do torneio.

A versão estendida da Libertadores tumultuou a negociação dos direitos do Mundial de Clubes, que se tornou uma autêntica novela, além de gerar problemas de logística até para os torcedores, que correm o risco de pagar preços salgados pelos ingressos do Mundial.

 

 

 

 

]]>
10
Empate do Real Madrid rende liderança em toda a TV paga ao Fox Sports http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/05/empate-de-real-madrid-rende-lideranca-em-toda-a-tv-paga-ao-fox-sports/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2017/12/05/empate-de-real-madrid-rende-lideranca-em-toda-a-tv-paga-ao-fox-sports/#respond Tue, 05 Dec 2017 13:39:42 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=9509 O empate sem gols do Real Madrid com o Athletic Bilbao, no último final de semana, rendeu ao Fox Sports a liderança na TV paga, considerando inclusive canais de variedades, filmes e infantis.

O jogo, válido pela 14ª rodada do Espanhol, foi líder de audiência na TV paga no horário, impactando mais de 684 mil pessoas.

Nessa faixa horária, a audiência do canal foi 200% superior ao segundo canal esportivo no ranking da TV paga, segundo levantamento do Kantar Ibope.

Ao ficar no empate, o Real Madrid perdeu a oportunidade de diminuir a distância do líder Barcelona, que também empatou na rodada, com o Celta de Vigo.

]]>
0