Blog do Ohata

Palmeiras colocará estrela vermelha no uniforme em homenagem à Copa Rio-51

Eduardo Ohata

Foto: Palmeiras/Divulgação

O Palmeiras estampará em sua camisa uma estrela vermelha, em homenagem à conquista da Copa Rio de 1951, anunciou na noite desta terça-feira (23) o presidente Mauricio Galiotte durante reunião do conselho deliberativo do clube. A peça estreará nesta quarta-feira (24), na partida da Copa Libertadores contra o Atlético Tucumán, no Allianz Parque.

''Independente da posição da Fifa iremos colocar uma estrela vermelha na camisa'', salientou Galiotte.

O estatuto do Palmeiras prevê que o escudo do time leve uma estrela vermelha em referência do título.

A decisão foi recebida com júbilo dos conselheiros presentes à reunião. Uma réplica da taça da Copa Rio de 1951 enfeitava o encontro.

A Fifa havia conferido à Copa Rio o caráter de primeira competição com formato de um Mundial de clubes. Porém, em um segundo momento, declarou que só reconhecia como Mundial de clubes as competições organizadas por ela própria, a partir de 2000.

Trata-se de uma das principais polêmicas do futebol brasileiro.

Roberto Frizzo, ex-vice de futebol do Palmeiras, que pilotou a produção do dossiê entregue à Fifa, que culminara na validação temporária da Taça Rio de 1951 como Mundial, pretende pedir audiência na entidade que dirige o futebol mundial para entregar, novamente, a documentação.

Frizzo planeja viajar à Suíça no segundo semestre e entregar uma versão atualizada, inclusive com o comunicado enviado pela Fifa ao então ministro do Esporte, Aldo Rebelo, no qual confirmava a honraria.

''A bola era a mesma, as regras e formato da competição eram as mesmas [dos futuros Mundiais interclubes]'', argumenta Frizzo. ''Acho que os cartolas que assumiram a Fifa não tem conhecimento da história da Copa Rio, então vou recomeçar meu trabalho.''

Vários colegas cumprimentaram Frizzo, também um dos principais conselheiros a fazer lobby pela estrela vermelha junto a Galiotte, que inclusive durante a reunião dirigiu-se a ele. ''Olha só o que você tanto me pediu…'', lembrou o presidente palmeirense.

Ao fim do encontro camisas, já com a estrela vermelha, foram distribuídas aos conselheiros.

Tags : Palmeiras