Blog do Ohata

Técnicos pedirão à CBF regra que limita troca de treinadores no Brasileiro

Eduardo Ohata

Um grupo de cerca de uma centena de técnicos de futebol visitarão a CBF na próxima segunda (21) para propor um pacote de medidas que visa coibir a alta rotatividade de treinadores no Brasileiro. Para reforçar a necessidade de mudanças, está prevista a presença de dois treinadores que recentemente mal tiveram tempo de ''esquentar o banco'', Jorginho, no Bahia, e Marcelo Cabo, no Figueirense.

Uma das propostas é a inclusão no regulamento da competições do Brasileiro uma regra que permita que um técnico mude de equipe no máximo duas vezes em cada uma das séries do Brasileiro.

''Não dá para impedir os clubes de demitirem treinadores, é um direito do empregador, mas se essa regra for adotada, os clubes vão diminuir o ritmo de demissões, pois logo ficarão sem opções'', explica Alfredo Sampaio, presidente da federação.

Outra sugestão trata da questão da contratação de treinadores estrangeiros.

''O Vanderlei Luxemburgo propôs que o contrato do treinador estrangeiro siga o mesmo procedimento do que acontece na Espanha, onde é registrado não apenas na federação, mas também na federação de treinadores de lá'', diz Sampaio. ''Além disso, queremos que a CBF intervenha para que nossa licença seja reconhecida no exterior, assim como reconhecemos as dos estrangeiros.''

Outras reivindicações incluem a fixação de um prazo para que o clube pague os direitos do técnico demitido antes de contratar o substituto, e a diminuição do valor da taxa para a licença de treinador, custo que, segundo Sampaio, pode chegar a até R$ 18 mil, provocando a elitização da categoria.

Estão previstas as presenças de Luxemburgo, Dorival Júnior, Wagner Mancini, Jair Ventura, Abel, Carlos Alberto Parreira, Zico, Roger e Oswaldo de Oliveira, entre outros.

 

Tags : CBF