Blog do Ohata

Entenda porque o resultado de Canelo x Golovkin provocou tanta polêmica

Eduardo Ohata

A decisão por pontos do duelo entre o mexicano Saul ''Canelo'' Alvarez e o cazaque Gennady Golovkin, os dois melhores pesos médios do mundo, promovido como ''a luta do ano'', um empate, se tornou o centro de uma grande polêmica no mundo do boxe.

As reações foram do comentarista e ex-técnico de Mike Tyson, Teddy Atlas, atribuindo a decisão à ''corrupção'', a reclamações e ironias de campeões ou ex-campeões como Manny Pacquiao, Lennox Lewis, Terence Crawford e Paulie Malignaggi, entre diversos outros. Até mesmo o promotor de Canelo, o ex-campeão Oscar de la Hoya, admitiu que a papeleta com 118 a 110 pontos, a favor de seu pupilo, em uma luta relativamente parelha, foi um pouco demais.

Para chegar à sua marcação, Adelaide viu Golovkin ganhar apenas dois assaltos, o quarto e o sétimo (ver papeleta ao lado).

Ela discordou de 5 dos 12 assaltos em relação ao colega Dave Moretti, que viu a vitória de Golovkin e de seis, em relação a Don Trella, que deu o empate. Enquanto isso, Moretti e Trella mostraram consistência ao concordar na marcação de 11 dos 12 assaltos disputados.

O scout dos golpes desferidos, conectados e aproveitamento (veja quadro abaixo) também aponta para vantagem de Golovkin, apesar de esse levantamento ser uma ferramenta, e não substitui a figura do jurado. Segundo o scout, Golovkin acertou no total 218 golpes, contra 169 de Alvarez.

Resultado de imagem para compubox canelo golovkinA Comissão Atlética do Estado de Nevada, que escala os árbitros, já avisou que irá convocar Adelaide para uma reunião na qual terá que explicar o que viu e como pontuou a luta, assalto por assalto.

Em linhas gerais, os jurados julgam cada assalto como lutas individuais, e encaminham a pontuação, após o término de cada assalto, a outro oficial, que tabula as marcações. O vencedor recebe 10 pontos; o perdedor, 9 ou menos, em caso de queda.

Há uma orientação das entidades que controlam o boxe para que os jurados não dêem assaltos empatados; e o fator principal para determinar o vencedor do assalto é a agressividade eficiente.

Estavam em disputa os cinturões do CMB, AMB e FIB, as três principais entidades do boxe, e o título da ''The Ring'', mais prestigiosa publicação do boxe, fundada em 1922.