Blog do Ohata

Aquisição do Fox Sports pela Disney mudará algo para o telespectador?

Eduardo Ohata

Então, agora, após o anúncio da aquisição da Fox pela Disney, semana passada, os canais Fox Sports e ESPN têm o mesmo proprietário. A primeira pergunta que vem à cabeça do telespectador é: ''O que muda na minha programação favorita de esportes?''

O Fox Sports vai exibir a badalada Premier League, hoje exclusiva da ESPN? O PVC, comentarista dos canais Fox Sports, voltará à ESPN para participações especiais? Direitos de TV, como o da Copa, serão compartilhados entre as emissoras? Os canais se fundirão?

Esqueça. Ao menos por enquanto.

A rotina no Brasil no que se refere aos canais englobados na aquisição, de acordo com comunicados internos e informações de lideranças dos canais, inclusive Fox Sports e ESPN, não serão afetadas no futuro imediato. Por futuro imediato, leia-se um período ''entre 12 a 18 meses''.

Ou seja, por enquanto, os planos originais das duas emissoras, incluindo aqueles para a Copa de 2018, permanecerão inalterados (a Globo sublicenciou os direitos ao Fox Sports).

Mesmo que todas as decisões da aquisição, que consumiu mais de dois anos de negociações, estivessem alinhadas entre Fox Sports e ESPN, os dois canais também têm em andamento no Brasil acordos garantidos por contratos com terceiros. Lá pelas bandas dos EUA, por mais que a tratativa esteja embicada, há questões regulatórias que levarão meses até ser dirimidas.

Aliás, a orientação aqui às equipes dos canais é para que a interação entre as emissoras continue absolutamente igual à de hoje, até ordem em contrário.