Blog do Ohata

Globo quer centralizar ‘merchan’ social de apresentadores de esporte

Eduardo Ohata

O Grupo Globo deu um ''puxão de orelha'' em apresentadores de esporte de seus canais que postaram em suas mídias sociais, de forma ostensiva e tom elogioso, produtos ou serviços com os quais teriam sido presenteados por empresas. Trata-se de um tipo de ''merchan'' informal, sobre o qual a Globo ou o SporTV, seu ''braço'' esportivo na TV por assinatura, não vinham exercendo qualquer controle.

Com a criação de um departamento que se dedicará a assuntos relacionados aos talents (apresentadores, comentaristas e repórteres) na Globo, a questão passou a ser monitorada em mais detalhes. Uma ideia em estudo é que o Grupo Globo monetize sobre o papel de influencers desempenhado por seus profissionais do esporte, que rotineiramente atraem milhares de seguidores às mídias sociais.

Ou seja, em vez do contato direto das empresas com os profissionais, ele passaria a ser intermediado pelo Grupo Globo, o blog apurou.

Procurado pelo blog, o Grupo Globo comentou sobre o assunto profissionais de esporte e mídias sociais que ''estamos estudando novas possibilidades para o formato e, tão logo sejam definidas, serão compartilhadas com casting e clientes''.

Na edição deste ano do Paulista, a Globo introduziu uma inovação ao permitir que os narradores citassem o nome de seus patrocinadores durante as transmissões, conforme antecipado pelo blog do Stycer. No caso, a emissora alega que se trata simplesmente de uma nova forma de ''entrega'' aos patrocinadores dos produtos de esporte da casa.

Uma política mais restritiva em relação à divulgação de marcas em redes sociais acontece desde o ano passado, como revelou o blog Notícias da TV.