Blog do Ohata

Band dispensa Téo José, e tem chances remotas de transmitir a Copa do Mundo

Eduardo Ohata

A Band deixou de renovar o contrato com seu principal narrador, Téo José.  A emissora havia sinalizado, em novembro, que renovaria o contrato com o narrador. Porém posteriormente houve demissão coletiva na Band, que atingiu até quem negociava direitos da Copa.

A saída de Téo José da Band, após um período de 12 anos, foi revelada pelo colunista do UOL Flavio Ricco e confirmada pelo blog.

''Para mim foi uma surpresa, já que em novembro falaram que eu seria mantido, esticaram meu contrato até o fim de janeiro, apesar de ele ter vencido em dezembro. Mas fui avisado ontem [quarta-feira] sobre a decisão'', disse Téo José ao blog. ''Foram quatro meses muito ruins desde outubro do ano passado, quando começou a negociação, narrador sofre com esse tipo de indefinição. A decisão foi deles [Band], por mim ficaria na casa pelo menos mais esse ano. Pode ser que tenha pesado o momento econômico que o país vive.''

A possibilidade de a Band transmitir 32 jogos da Copa ao vivo diminui a cada dia que passa, e esbarra numa cláusula no contrato de sublicenciamento dos direitos de TV com a Globo que exige a apresentação de garantias financeiras. Há quem participe da negociação que já dá o caso como perdido, o blog apurou. A emissora paulista enfrenta dificuldades financeiras. Até quem antes na Band dava como certo que a emissora exibiria as partidas Copa do Mundo da Rússia, agora adota um tom mais sóbrio em relação à possibilidade.

Há tempos circula no mercado o rumor de que a Band conta com três patrocinadores, provavelmente estatais, que teriam interesse em adquirir cotas do Mundial. Porém até o momento a possibilidade não se converteu em realidade.

Como plano ''B'', já foi sugerido nas tratativas a possibilidade de a Band adquirir highlights dos jogos do Mundial, diferentes aos daqueles cedidos gratuitamente por lei, e com custo bem menor do que as partidas ao vivo.

Apesar disso, internamente, a Band diz que ainda está na disputa pelos direitos de transmissão da Copa do Mundo da Rússia.

A Band mantém dois eventos fortemente identificados com a narração de Téo José, a Champions, competição que se estende até maio, e com a qual a Band vinha conseguindo bons índices de audiência na TV aberta, e a Indy. A emissora tem lançado mão nas transmissões esportivas na TV aberta de profissionais da sua rádio e do canal por assinatura Bandsports.