Blog do Ohata

Cartola do triathlon é pré-candidato a vice do COB, após esgrima desistir

Eduardo Ohata

O presidente da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), Marco Antonio LaPorta, é pré-candidato à vice-presidência do COB (Comitê Olímpico do Brasil), nas eleições previstas para o final do mês de março.

''Conversei com minha equipe e amadureci esse ideia'', revelou ao blog LaPorta. ''Quero participar desse momento que não tem mais volta de reestruturação do COB. Estou reunindo as cartas de apoio.''

Segundo o cartola, o COB seria beneficiado de várias maneiras com sua candidatura. ''Sou ex-militar [há um convênio entre Exército e COB], moro em Brasília [o Congresso tem questionado o COB] e tenho bom trânsito no Ministério do Esporte'', argumenta LaPorta, que originalmente pretendia concorrer a uma vaga no conselho de administração do comitê.

O presidente da Confederação Brasileira de Esgrima, Ricardo Machado, desistiu da candidatura. ''Desisti porque seria um cargo que exigiria dedicação extrema e mudanças radicais do ponto de vista pessoal e familiar'', justificou Machado, ao revelar que será candidato a uma das vagas no conselho de administração da entidade.

O ex-jogador de basquete Marcel de Souza também anunciou que pretende se candidatar a vice do comitê.

O prazo de inscrições para vice-presidente, conselho e administração e conselho de ética termina no próximo dia 8. Depois disso, uma empresa de auditoria contratada pelo COB verificará se os candidatos atendem os requisitos previstos no estatuto.

A estimativa é de que o COB divulgue a relação dos candidatos habilitados no início de março.