Blog do Ohata

Impasse envolvendo Globo tira luta de brasileiro campeão olímpico da TV

Eduardo Ohata

Um impasse entre o Grupo Globo e a Top Rank, empresa promotora dos boxeadores Robson Conceição, campeão na Rio-2016, e Esquiva Falcão, que tem disputa por um cinturão mundial prevista para julho, deixou sem transmissão pela TV brasileira a próxima luta de Robson, no dia 16. A exibição do penúltimo combate de Esquiva antes da disputa do cinturão mundial, em março, está em risco.

O Grupo Globo tem exibido todas as lutas de Robson e Esquiva para o Brasil desde que eles estrearam no pugilismo profissional.

Para a luta de Robson da próxima sexta, que tem previsão para acontecer a partir das 22h30, foram negociados vários cenários, que incluíam a exibição por meio do canal Combate, em um tipo de pay-per-view; a transmissão via SporTV, ''braço'' do Grupo Globo na TV por assinatura, com cobertura do antes e depois pela Globo, e a Top Rank chegou a oferecer os direitos de TV desse combate de graça, desde que fosse transmitida ao vivo pela Globo na TV aberta, o blog apurou.

Porém, um representante da Top Rank ouviu da emissora que a grade da TV Globo é rígida, com compromissos com patrocinadores, programação de Carnaval, e que além disso não haveria tempo hábil para viabilizar a proposta de colocar o combate na TV aberta.

Para a Top Rank, como não se chegou a um acordo até o prazo final para o negócio, que era esta sexta-feira (9), a luta não será exibida no Brasil. Apesar do impasse, o Grupo Globo tem interesse em exibir o combate em uma de suas plataformas e está aberta a negociar, caso a Top Rank reconsidere sua decisão.

O duelo já tem transmissão garantida para os EUA, México, América Latina, incluindo a Argentina, e França.

Esquiva, prata na Olimpíada de Londres-2012, tem prevista para o mês de março uma luta preparatória antes de disputar o cinturão do Conselho Mundial de Boxe contra o japonês Ryota Murata, que o derrotou nos Jogos. A transmissão dessas lutas está em risco.