Blog do Ohata

Crise financeira faz Band desistir de transmitir a Copa do Mundo-2018

Eduardo Ohata

Com Rogério Jovaneli

Após meses de negociação, a Band desistiu dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2018 junto à Globo. A emissora ainda não divulgou o motivo, mas o blog apurou que a razão foi financeira e que a Band não apresentou garantias financeiras exigidas pela Globo para fechar o contrato de sublicenciamento das partidas.

A Band estava convicta de que fecharia o contrato, tanto que após acordo verbal com a Globo, gravou em novembro chamadas para a Copa, protagonizadas por apresentadores da casa, que seriam veiculadas durante a programação. Representantes de agências de publicidade que procuraram o departamento comercial da casa ouviam que a emissora exibiria metade das 64 partidas do Mundial.

Porém a direção da emissora pesou os pontos fortes de ter um ótimo produto como a Copa, contra sua curta duração e custos e acabou tomando sua decisão. Circulava o rumor de que a Band teria a garantia de patrocínios estatais que acabaram não se materializando.

Pesou para a decisão também a opção da direção da Band por uma programação mais enxuta, que garanta um bom faturamento, como os programas de auditório.

Comenta-se, inclusive, que é possível que a cobertura da emissora da Copa se limite apenas ao envio do repórter Fernando Fernandes à Rússia, munido de câmera. Inclusive, já teria havido pedido à CBF da liberação do profissional ao menos para o acompanhamento das coletivas de Tite. E, de resto, só reportagens nas ruas. Há, ainda, a tentativa de se destinar uma verba para envio de mais equipes circulando pelo país europeu.

Por meio de informe, a Band já comunicou aos seus funcionários a desistência da transmissão da Copa do Mundo por centrar ''esforços e no desenvolvimento de programas próprios''.

A Band passa por uma forte crise, que a fez abrir mão das transmissões do Paulista e Brasileiro nos últimos anos, bem como provocou a demissão de dezenas de profissionais nos últimos meses, incluindo o melhor narrador da casa, Téo José. A Band vinha exibindo os jogos da Copa do Mundo desde 2010.

Com o fim da negociação com a Band, a Globo mantém a exclusividade da exibição da Copa do Mundo na TV aberta.

Em nota, a Band informou que a desistência de negociar os direitos da Copa tem fundo estratégico. Leia abaixo:

''Em função da mudança estratégica da Band, que em 2018 amplia o seu investimento numa programação diversificada e cada vez mais alinhada ao gosto do público brasileiro, a emissora optou por deixar de transmitir a próxima Copa do Mundo, concentrando seus esforços no desenvolvimento e lançamento de programas próprios. Mais de dez novas atrações já estão confirmadas na composição da grade, sendo que oito delas estreiam até abril. O evento de apresentação ao mercado publicitário está marcado para o dia 27 de fevereiro''.