Blog do Ohata

Aliados de Peres no Santos reclamam de falta de aval a pedido de empréstimo

Eduardo Ohata

Cartolas do Santos e aliados se queixam do fato de a mulher do novo presidente do clube, José Carlos Peres, resistir em assinar operações bancárias nas quais o marido funcionaria como avalista, praxe nas agremiações de futebol, e que aliviariam o fluxo de caixa do clube. Eles apontam que isso já se tornou um motivo de preocupação.

Por outro lado, a assessoria de imprensa do Santos, procurada pelo blog, argumenta que, consultados presidência e jurídico do clube, tal informação não procede.

A outorga do cônjuge nos avais de finanças concedidas é uma exigência da legislação civil, explicam cartolas santistas ao blog. Dirigentes que já estiveram à frente de departamentos financeiros de clubes de futebol confirmaram que é prática corriqueira o pedido de assinatura da mulher do cartola ou apresentação de procuração nos pedidos de empréstimo.

Financiamentos e empréstimos bancários, como o que ajudou a pagar o 13º salário dos funcionários do clube, não serão aprovados sem o cumprimento desse trâmite burocrático, e até aquele já concedido no valor de cerca de R$ 5 milhões corre o risco de ser inviabilizado, segundo cartolas. Membros da atual gestão reclamaram que a administração anterior havia deixado o caixa zerado.

Uma eventual saída seria buscar outro tipo de garantia, que teria que ser submetida à aprovação do banco, ou uma fonte alternativa de financiamento.