Blog do Ohata

Agência descarta Esquiva Falcão em luta por cinturão no futuro imediato

Eduardo Ohata

A Top Rank, firma que gerencia a carreira de Esquiva Falcão, descartou a participação do medalhista olímpico em uma disputa de título mundial em julho ou agosto. Pelo menos nenhum movimento prático nessa direção foi feito até o presente momento. Parceiros comerciais da Top Rank no Brasil, inclusive, já foram notificados com essa informação, segundo o blog apurou.

Havia a expectativa de que Esquiva, prata na Olimpíada de Londres-2012, desafiasse no meio deste ano o japonês Ryota Murata pelo cinturão dos médios da AMB (Associação Mundial de Boxe). Murata venceu Esquiva na final dos Jogos de 2012 e ficou com o ouro. O reencontro poderia ser a revanche, agora em um ringue profissional, da decisão olímpica disputada há seis anos, daí a atratividade desse combate.

Em teoria, facilita a negociação o fato de tanto Esquiva quanto Murata estarem sob contrato com a Top Rank. No caso de Murata, ele tem como co-promotor Akihiko Honda, da Teiken Promotions. Não foi oferecido um motivo oficial para a luta não ocorrer até agosto.

Segundo artigo do jornalista Dan Rafael, da ESPN.com, Murata teria entrado na corrida por uma luta com Gennady Golovkin, apontado como o melhor lutador da atualidade e que nesta madrugada defendeu seus cinturões, o que poderia explicar a falta de disponibilidade do japonês para enfrentar Esquiva.

Se a luta entre Esquiva e Murata se materializar, é provável que aconteça nos EUA, embora o Japão também tenha sido mencionado. Certamente, no Brasil, se o combate acontecer até o final deste ano, será oferecido em pay-per-view, conforme contrato firmado entre Top Rank e Grupo Globo.

Esquiva está invicto em 20 lutas, enquanto Murata tem 14 vitórias e 1 derrota.