Blog do Ohata

Condicionar contrato de TV à presença de Neymar pode ser solução do Francês

Eduardo Ohata

Não é segredo que os rumores notícias de que Neymar poderá trocar o PSG pelo Real Madrid dificultam as negociações dos direitos de TV do Campeonato Francês no Brasil. Afinal, se Neymar abandonar o clube parisiense, quem adquirir o campeonato, especialmente se pagar alto, ficará com um mico na mão. Por outro lado, o Campeonato Francês ficará valorizado, especialmente se Neymar permanecer no PSG e for fundamental em uma eventual conquista da Copa-18 pela seleção.

Uma solução ''salomônica'' para o impasse pode muito bem ser uma cláusula condicional para dirimir os riscos de ambos os lados, da agência BEin, que representa os direitos de transmissão do Francês, e da emissora que eventualmente adquiri-los. A validade do contrato poderia estar condicionada à permanência de Neymar no PSG, ou o documento poderia conter um fator redutor de seu valor ou um reembolso de parte do que for pago se Neymar sair.

Os direitos de TV do Francês até a temporada 2017/18 eram do Grupo Globo, que exibiu os jogos da competição no canal SporTV e também os licenciou à ESPN. O contrato venceu e, apesar de a temporada 2018/19 começar logo após a Copa do Mundo, os direitos da competição estão sem dono no momento.

Um sinal do desinteresse das emissoras brasileiras em adquirir os direitos do Francês é o fato de terem apresentado propostas que ficaram aquém do que os detentores de direitos imaginaram que poderiam levantar com o campeonato turbinado com a presença de Neymar.