Blog do Ohata

Andrés Sanchez descarta se candidatar à reeleição como deputado federal

Eduardo Ohata

O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, descartou tentar a candidatura à reeleição como deputado federal na próxima eleição em 7 de outubro.

''Não vou para a reeleição'', afirmou ao blog Andrés, deputado federal pelo PT-SP. ''Não quero, aliás, nunca quis [seguir carreira política], foi uma experiência''.

No início do ano, porém, apesar de afirmar que à princípio não concorreria, o cartola havia deixado aberta a porta para a possibilidade de tentar a reeleição, ao lembrar que ainda faltava tempo para as definições partidárias. O cartola se referia à época ao fato de o PT estar concentrado na definição do futuro político do ex-presidente Lula antes de começar a traçar as estratégias regionais.

Ao ser eleito novamente presidente do Corinthians, Andrés foi cobrado no Parque São Jorge pelo fato de dividir suas atenções entre suas atividades no clube e no Congresso. Aliados saíram em sua defesa ao argumentar que outros cartolas, como Eurico Miranda, conseguiram conciliar as duas atividades.

Porém, em várias oportunidades durante o mandato, Andrés demonstrou publicamente insatisfação com a rotina como parlamentar.

Por outro lado, durante evento no Sindicato do Futebol, em São Paulo, no início do ano, do qual Andrés participou, presidentes de federações falaram da necessidade da presença de parlamentares ligados ao futebol no Congresso para defender as reivindicações da categoria.

No pleito passado, no qual foi eleito ao cargo na Câmara dos Deputados, Andres havia sido procurado pelo PT para ser ''puxador de votos'' em São Paulo. Ou seja, aquele candidato com números expressivos cuja quantidade de votos ajuda a eleger outros deputados da coligação.