Blog do Ohata

Leilão de direitos de TV da Sul-Americana é encerrado sem ter um ganhador

Eduardo Ohata

O leilão dos direitos de TV da Sul-Americana foi encerrado pela Conmebol sem que um ganhador fosse apontado. As propostas das emissoras haviam sido encaminhadas em 6 de junho.

Sem que um vencedor fosse declarado, as negociações passaram a ser conduzidas por meio de conversas tête-à-tête da agência IMG diretamente com as emissoras brasileiras interessadas em transmitir a competição.

Um dos entraves para a declaração de um vencedor passou pelas propostas financeiras apresentadas pelas emissoras, que ficaram aquém do esperado, mas outros detalhes, de teor técnico e comercial, que se referem a condições colocadas por emissoras também influenciaram para a ausência de um desfecho.

A Conmebol, pela primeira vez, dividiu os direitos da Sul-Americana, válidos pelo período entre 2019 e 2022, em dois pacotes: O pacote ''A'' contempla a transmissão com exclusividade da final e a ''primeira escolha'' de jogos da Sul-Americana; e o pacote ''B'' contempla a transmissão com exclusividade da Recopa e a ''segunda escolha'' de jogos da Copa Sul-Americana.

O leilão foi dividido em dois territórios, América Latina e Brasil, o que mostra a importância dada ao mercado nacional no mundo dos direitos esportivos, apesar da crise financeira e farta oferta de direitos de transmissão oferecidas às emissoras brasileiras.

Atualmente, a Copa-Sul-Americana é exibida pelo Fox Sports, Globo e SporTV.