Blog do Ohata http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br Cobertura de esportes olímpicos, lutas, bem como na garimpagem de histórias saborosas do esporte. Fri, 19 Jan 2018 09:57:41 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Globo exige garantias financeiras, e Copa do Mundo na Band fica indefinida http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/19/globo-exige-garantias-financeiras-e-copa-do-mundo-na-band-fica-indefinida/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/19/globo-exige-garantias-financeiras-e-copa-do-mundo-na-band-fica-indefinida/#comments Fri, 19 Jan 2018 06:00:40 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=10055 Uma cláusula no contrato de sublicenciamento dos direitos de transmissão da Copa do Mundo da Globo para a Band, na TV aberta, que condiciona a assinatura à apresentação de garantias financeiras é o principal empecilho na negociação entre as duas emissoras, o blog apurou. A Band vem enfrentando dificuldades financeiras, o que implicou por exemplo na demissão de centenas de profissionais.

As emissoras haviam chegado a um acordo verbal em outubro do ano passado para o sublicenciamento parcial do Mundial deste ano. A informação de que a Copa pela Band está sem grande perspectiva de acerto foi dada pelo colunista do UOL, Flavio Ricco.

Houve sinalização da parte do mercado publicitário à Band de que haveria interessados em adquirir cotas de patrocínio, o que não se materializou até o momento. Mas interessados que procuraram a Band posteriormente à divulgação do acerto com a Globo ouviram de representantes da emissora que o canal exibiria cerca de metade dos jogos da Copa, incluindo todas as partidas da seleção brasileira.

Apesar de a negociação entre Band e Globo, que se levada a cabo teria aspectos positivos para ambas as partes, ter emperrado, há na Band quem aposte que, dada a relevância de um Mundial, a situação será resolvida após a resolução de uma questão mais urgente na emissora, o ajuste da grade de programação, com a acomodação dos programas dos apresentadores Catia Fonseca e Amaury Jr., entre outros. A troca de pessoal na emissora do Morumbi tampouco facilita a situação.

Plano B

Em meio ao pessimismo que permeia a negociação dos direitos da Copa, o fato de a Band ser uma parceira de longa data da Globo já faz um “plano B” ser estudado, o sublicenciamento dos highlights dos jogos da Copa do Mundo. Trata-se de um pacote com conteúdo diferenciado ao dos highlights que por lei têm que ser cedidos pela detentora dos direitos às demais emissoras.

A Globo já acertou contrato de sublicenciamento dos direitos de TV da Copa com o canal por assinatura Fox Sports.

 

 

 

]]>
1
CBF condiciona condição de jogo de atletas às suas carteiras de trabalho http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/13/cbf-condicionara-inclusao-de-jogador-no-bid-a-sua-carteira-de-trabalho/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/13/cbf-condicionara-inclusao-de-jogador-no-bid-a-sua-carteira-de-trabalho/#respond Sat, 13 Jan 2018 06:00:50 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=10036 A CBF exigirá a apresentação da carteira de trabalho assinada e contrato de trabalho para o registro dos jogadores no BID (Boletim Informativo Diário). A iniciativa, confirmada pela Fenapaf (Federação Nacional de Atletas do Futebol), após pleito da entidade com a confederação, beneficia atletas que disputam as séries C, D e regionais, em um total de cerca de 700 clubes, segundo cálculo da federação.

“Os jogadores dos clubes das séries A e B não têm essa preocupação com a carteira de trabalho, mas calculo que 95% dos atletas atuam à margem da lei, sem carteira profissional assinada, por apenas três meses por ano e, em caso de lesão ou demissão sem justa causa, não têm a quem recorrer, não têm direito a auxílio ou ao seguro desemprego”, explica o presidente da Fenapaf, Felipe Augusto Leite.

O departamento de registro, transferência e licenciamento de clubes da CBF já produziu um ofício orientando as federações sobre a nova exigência. Mas deverá haver um pequeno período de carência por conta da proximidade do início dos campeonatos estaduais.

A Fenapaf orientará os jogadores a apresentarem suas carteiras para as devidas anotações, cobrando a devolução em 48 horas (prazo da lei). Também está nos planos requerer junto ao Ministério do Trabalho a realização de mutirões de expedição do documento.

“Com isso também será possível produzir um censo mais preciso de quantos jogadores profissionais existem no país hoje”, diz Leite.

]]>
0
Mesmo se eleito no Corinthians, Andrés não descarta candidatura a deputado http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/12/mesmo-se-eleito-no-corinthians-andres-nao-descarta-candidatura-a-deputado/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/12/mesmo-se-eleito-no-corinthians-andres-nao-descarta-candidatura-a-deputado/#comments Fri, 12 Jan 2018 06:00:56 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=10020 O ex-presidente e candidato na próxima eleição do Corinthians marcada para fevereiro, Andrés Sanchez, não descarta a possibilidade de buscar a reeleição a deputado federal, mesmo se retornar à presidência do clube do Parque São Jorge. “À princípio, não [me candidatarei a deputado federal], mas ainda falta tempo”, afirmou ao blog Andrés Sanchez, deputado federal pelo PT-SP.

Antes de traçar estratégias regionais, as atenções do PT estarão concentradas na definição do futuro político do ex-presidente Lula.

Aliados de Andrés, meses antes de ele decidir lançar sua candidatura à presidência do clube, já defendiam ser possível conciliar as atuações nas duas frentes. Eles citaram cartolas que conseguiram dividir o tempo entre a presidência de um clube ou de seu conselho deliberativo com suas atuações no Congresso. “É como qualquer outra profissão”, comparam os aliados de Andres.

No pleito passado, no qual foi eleito ao cargo na Câmara dos Deputados, Andres havia sido procurado pelo PT para ser “puxador de votos” em São Paulo. Ou seja, aquele candidato com números expressivos cuja quantidade de votos ajuda a eleger outros candidatos.

Porém, em várias oportunidades, Andrés demonstrou insatisfação com a rotina como parlamentar. Em entrevista ao UOL Esporte, disse que se eleito presidente do Corinthians pediria licença não-remunerada como deputado para se dedicar a compromissos imediatos no clube.

Durante evento no Sindicato do Futebol, em São Paulo, nesta semana, do qual Andrés participou, presidentes de federações falaram da necessidade da presença de parlamentares ligados ao futebol no Congresso, e até a presença pontual de comitivas em Brasília, quando da votação de assuntos relevantes, para explicar as necessidades do esporte, em especial o futebol, a deputados e senadores.

]]>
28
São Paulo apresenta a Lugano proposta financeira para assumir como diretor http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/11/sao-paulo-apresenta-a-lugano-proposta-financeira-para-assumir-como-diretor/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/11/sao-paulo-apresenta-a-lugano-proposta-financeira-para-assumir-como-diretor/#comments Thu, 11 Jan 2018 06:00:48 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=10007 A direção do São Paulo apresentou a Diego Lugano nos últimos dias uma proposta financeira para o jogador assumir cargo diretivo, o que mostra que as discussões entre o defensor e o clube do Morumbi evoluíram desde o fim do ano passado.

A direção do time tricolor está otimista que o uruguaio aceitará a proposta, e conta inclusive com um trunfo: o desejo da família do zagueiro em permanecer na cidade de São Paulo.

Pesou para o clube fazer a oferta a Lugano o papel que o ídolo são-paulino desempenha no vestiário. No passado, chegou a gerar mal estar o fato de o jogador ser um porta-voz assertivo de exigências do elenco à direção. Porém, na última temporada, durante a qual o time lutou contra o rebaixamento, o papel de Lugano junto aos jogadores foi fundamental, reconheceram dirigentes são-paulinos.

Aos 37 anos, o defensor é um dos principais ídolos da história do clube, tendo em seu currículo a conquista da Copa Libertadores e do Mundial de 2005. Se aceitar o cargo, Lugano se juntará a Raí, outro ídolo com cargo diretivo no clube na atual gestão. O clube havia aberto também a possibilidade de Kaká, outro ídolo, assumir uma posição dentro do clube.

]]>
23
Conselheiros miram em Leila e Mustafá e questionam condição de conselheira http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/10/conselheiros-miram-em-leila-e-mustafa-ao-falar-sobre-uma-nova-sindicancia/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/10/conselheiros-miram-em-leila-e-mustafa-ao-falar-sobre-uma-nova-sindicancia/#comments Wed, 10 Jan 2018 06:00:01 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=9982 Um grupo, ainda pequeno, de conselheiros palmeirenses levanta a hipótese de pedir nova sindicância ao conselho deliberativo do clube para verificar se Leila Pereira, dona da patrocinadora Crefisa, reunia mesmo condições para ser eleita a uma cadeira no conselho. A iniciativa tem como alvo principal Leila, mas se levada a cabo, prejudicaria o ex-padrinho de Leila, Mustafá Contursi.

A dupla Leila e Mustafá está rompida, cenário que em tese enfraqueceria a capacidade de a dupla tecer estratégia conjunta no caso de sindicância, ou ação semelhante em outra instância, sair do papel. À época da sindicância original, foi o ex-presidente que garantiu publicamente que Leila cumprira o período de carência como sócia, o que lhe dava condições para se candidatar a uma das cadeiras no conselho. O caso foi ao conselho deliberativo, que aprovou a candidatura de Leila, posteriormente eleita com uma expressiva votação.

Leila, por meio da assessoria, aponta que esse tipo de questão está sob a jurisdição de Seraphim del Grande, presidente do conselho deliberativo. Mustafá admitiu que “ouviu falar” sobre conselheiros com intenção de reabrir sindicância, mas afirma que não está preocupado com isso, e que está compromissado com a verdade. Del Grande, por sua vez, explicou que o período oficial para um eventual questionamento da decisão do conselho já se esgotou e que não haverá nova investigação, ao menos não dentro do clube. “Só se estiverem falando em levar o caso para a Justiça comum, porque pelo conselho deliberativo não dá mais”, diz o cartola.

Esse é um ano eleitoral no Palmeiras, e tanto Leila quanto Mustafá apoiam o atual presidente do clube, Mauricio Galiotte. Fala-se em alguns nomes, e existe a expectativa de que o ex-presidente Paulo Nobre, rompido com Leila e Mustafá, volte a disputar a presidência.

]]>
18
Indefinição do leilão de TV da Libertadores trava direitos da Champions http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/09/indefinicao-do-leilao-de-tv-da-libertadores-trava-direitos-da-champions/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/09/indefinicao-do-leilao-de-tv-da-libertadores-trava-direitos-da-champions/#comments Tue, 09 Jan 2018 06:00:01 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=9958 A indefinição da parte do grupo formado por IMG/Perform de data para o leilão dos direitos de TV da Libertadores trava o leilão de outra cobiçada propriedade no Brasil, a Liga dos Campeões da Uefa. Os direitos da Champions, hoje da Globo (na TV aberta) e Esporte Interativo (TV por assinatura), vencem ao final da atual temporada 2017/18, cuja decisão está prevista para acontecer no fim de maio.

A Uefa adiou, de novo, o leilão dos direitos de TV da competição para o Brasil, que inicialmente iria acontecer em 2017, sem fixar uma nova data. Há indicações de que a Uefa pretende esperar a realização do leilão dos direitos de TV da Libertadores, prioridade das quatro principais emissoras de TV por assinatura. A lógica que poderia justificar o compasso de espera da Uefa é que as emissoras brasileiras não apresentariam lances polpudos pela Champions se estariam reservando verba para os lances do leilão da Libertadores.

O cenário, porém, traz problemas para a Uefa e para as emissoras. Se a Uefa não ficar satisfeita com os lances do leilão, contará com pouco tempo hábil para realizar uma eventual segunda rodada ou negociações adicionais, como foi com o Mundial de Clubes da Fifa de meados para o fim do ano passado. Para os canais, definidos os vencedores dos leilões, sobraria pouco tempo para formatar e levar ao mercado um pacote de cotas de patrocínio, já que a temporada 2018/19 tem suas partidas disputadas a partir do final de julho. Na teoria, o atraso prejudicaria menos Globo (TV aberta) e Esporte Interativo (TV fechada), que já exibem as partidas da competição.

De toda a forma, executivos de emissoras brasileiras creem que a decisão não deve ultrapassar o mês de abril e tampouco descartam a possibilidade de os leilões da Libertadores e da Liga dos Campeões acabarem acontecendo, de maneira involuntária, simultaneamente.

]]>
3
Copa do Brasil ajuda canais Fox Sports a crescerem no horário nobre em 2017 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/08/copa-do-brasil-ajuda-canais-fox-sports-a-crescer-no-horario-nobre-em-2017/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/08/copa-do-brasil-ajuda-canais-fox-sports-a-crescer-no-horario-nobre-em-2017/#comments Mon, 08 Jan 2018 06:00:47 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=9950 O canal Fox Sports registrou em 2017 crescimento de 26%, durante o horário nobre, entre o público-alvo de homens entre 18 e 49 anos, segundo medição do Ibope. O resultado, segundo análise, foi puxado especialmente por eventos ao vivo, especialmente com as partidas da Libertadores, Sulamericana e o sublicenciamento da Copa do Brasil, fechado com o Grupo Globo durante o ano passado.

Os canais Fox Sports 1 e 2, somados, foram os únicos entre as três principais emissoras de esporte na TV paga a ganhar alcance. O número de telespectadores que passam diariamente pelo canal cresceu 8% no horário nobre. Ao longo do ano, 23 milhões de pessoas foram impactadas no total pelos dois canais.

Há a expectativa de como a audiência se comportará este ano, já que o sublicenciamento da Copa do Brasil foi um fator relevante na atração de uma audiência adicional, foi dentro dessa lógica que foi adquirida a Copa da França, potencializada pela presença de Neymar no PSG, e haverá a realização de vários leilões relevantes de direitos de competições esportivas dentro dos próximos meses.

 

]]>
4
Primeiro medalhista do boxe retoma carreira que produziu campeão mundial http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/07/primeiro-medalhista-do-boxe-retoma-carreira-que-produziu-campeao-mundial/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/07/primeiro-medalhista-do-boxe-retoma-carreira-que-produziu-campeao-mundial/#respond Sun, 07 Jan 2018 06:00:35 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=9935 O primeiro brasileiro medalhista de boxe, Servílio de Oliveira, 69, retomará a carreira de manager em meio a coincidências e datas importantes em sua carreira. Após oito anos, ele repetirá parceria com o filho e técnico Ivan de Oliveira, o Pitu, ao lado de quem levou o baiano Valdemir Pereira, o Sertão, ao título de campeão dos penas da Federação Internacional de Boxe, em 20 de janeiro de 2006.

“Fiquei parado por causa da faculdade de direito”, justifica Servílio. “Mas terminei [o curso], e agora que estou voltando, vou me dedicar ao boxe até o fim da vida.”

A estreia do novo pupilo, o supergalo Rubens Diego dos Santos, o “Manchinha”, está prevista para o próximo dia 20, às 15h, no Teatro CEU de São Mateus. Trata-se do aniversário de 12 anos da data em que Sertão foi campeão da FIB, ao superar o tailandês Phafrakorb Rakkietgym. Neste ano também a medalha de bronze de Servílio, conquistada na Olimpíada do México, em 1968, completa 50 anos, e o próprio Servílio atingirá os 70 anos. E ele voltará a formar dupla com o filho Pitu, com quem trabalhou em dupla pela última vez em 2010, quando gerenciou a carreira de Jackson “Demolidor” Junior. Segundo Servílio, trata-se de uma série de coincidências.

“Nada foi planejado por causa das datas, as coisas foram acontecendo”, explica o ex-lutador, que teve a carreira interrompida por causa de um descolamento de retina sofrido na década de 70. “[Risos] Mas acho que [essas coincidências] são um bom presságio…”

O objetivo?

“Esse Manchinha, entre outros lutadores que nós temos, incluindo meu neto ‘Bolinha’ têm qualidade para chegar a um título mundial; se conseguimos uma vez, acho que podemos fazer outro campeão mundial…”, conclui Servílio.

 

]]>
0
Novo presidente do Santos abre diálogo com a Globo, na contramão de Modesto http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/05/novo-presidente-abre-dialogo-do-santos-com-a-globo-na-contramao-de-modesto/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/05/novo-presidente-abre-dialogo-do-santos-com-a-globo-na-contramao-de-modesto/#comments Fri, 05 Jan 2018 06:00:39 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=9921 O recém-eleito presidente do Santos, José Carlos Peres, abriu um canal de comunicação com a Globo. Sua posição vai na contramão da postura pública de seu antecessor, Modesto Roma Junior, em relação à emissora.

Os três candidatos de oposição, incluindo Andres Rueda, que passou a integrar o conselho gestor do clube, eram favoráveis a estreitar os laços com a Globo, até para entender e tentar reverter uma das maiores reclamações da torcida, a escassez de jogos do Santos na TV aberta. Por outro lado, há da parte da Globo o desejo de esclarecer que não há nenhum tipo de boicote ao clube, e demonstrar que as decisões de programação passam por critérios estritamente técnicos.

A aproximação de Peres à Globo não significa que o Santos deixará de cumprir o contrato assinado durante a gestão de Modesto com o canal por assinatura Esporte Interativo referente às partidas do Brasileiro a partir de 2019. Essa hipótese já foi afastada pela atual gestão. Mas deve entrar na pauta entre cartola e emissora a negociação dos direitos de TV aberta e pay-per-view dos jogos do Brasileiro de 2019 a 2024.

“Entendemos os veículos de mídia e imprensa como parceiros, e não inimigos. Não nos cabe pré-julgamento. Nos cabe ouvir a todos para buscar o melhor para o clube. E isso inclui, claro, ouvir um grande player como a Rede Globo. Queremos ouvir a Globo para negociarmos o que for melhor para o Santos. É esse ‘melhor para o Santos’ que não abrimos mão”, explica Peres.

O meio-campo, segundo pessoas próximas a Peres, foi trabalhado pela TV Tribuna, afiliada da Globo em Santos. Em questão de dias após a cerimônia de posse do cartola, aconteceu um encontro entre Peres e um representante da emissora, que deixou a reunião com uma boa impressão, o blog apurou.

]]>
9
Violência enfraquece lobby do Rio para receber final da Libertadores-2019 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/04/peru-ganha-forca-na-conmebol-para-receber-final-da-libertadores-em-2019/ http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/2018/01/04/peru-ganha-forca-na-conmebol-para-receber-final-da-libertadores-em-2019/#comments Thu, 04 Jan 2018 06:00:46 +0000 http://blogdoohata.blogosfera.uol.com.br/?p=9909 O Estádio Nacional, de Lima, no Peru, ganhou força entre cartolas da Conmebol, e se tornou uma das cidades preferidas para servir de palco da final da Libertadores de 2019. Hoje há forte tendência para que a decisão da competição aconteça em somente uma partida.

O Rio de Janeiro, com o Maracanã, vinha como um forte candidato a receber a primeira decisão em partida única da competição continental. Porém ficou mal visto após os episódios de violência entre torcedores do Flamengo e do argentino Independiente, antes e depois da decisão da Copa Sulamericana, disputada justamente no Maracanã e também organizada pela Conmebol.

Houve agressões entre torcedores brasileiros e argentinos, bombas, invasões ao estádio e pedradas no ônibus da delegação argentina.

Há vários argumentos apresentados por quem defende o Estádio Nacional, que começam pela própria qualidade do estádio multiuso, mas englobam a área de logística, pois na cidade há vôos para todos os destinos relacionados aos times que disputam a Libertadores.

 

]]>
9